Catxy: a nova rede social de realidade aumentada

Catxy, é a mais recente rede social de realidade aumentada, produzida por uma startup portuguesa e que tem como objetivo permitir visualizar os momentos partilhados pelos seus amigos num determinado lugar.

A nova rede social Catxy está disponível para Iphone e Android
A equipa do Catxy começou a explorar esta tecnologia há 1 ano. © Bárbara Santos

 

Fábio Rodrigues, 30 anos, gestor de formação, juntou-se a mais 11 profissionais da área do marketing e da engenheira informática e  criaram a primeira rede social portuguesa de realidade aumentada que combina também a tecnologia de geolocalização (recurso que descobre a localização geográfica de um utilizador através de um smartphone ou de um navegador da web ). Assim, tal como o próprio explica, “imaginem que chegam a Paris, um sítio novo para vocês: vocês apontam o telemóvel para um monumento, restaurante e conseguem ver outras fotografias de pessoas que estiveram ali e que deixaram lá”.

Fábio Rodrigues, CEO Catxy, com um portátil de sistema operativo Android e com um Iphone com a aplicação
Fábio Rodrigues é o CEO da startup © Bárbara Santos

Há 1 ano a trabalhar na Catxy, apresentaram-na no passado mês de outubro num evento que contou com muitas caras conhecidas do público português, como Kelly Bailey, Isabel Figueira, entre outras. “O nosso objetivo é chegar primeiro à camada mais jovem, de forma a que a Catxy se torne uma moda e depois chegar a todos os públicos e, para isso contámos com a Kelly Bailey como embaixadora, que para além de ser um rosto bonito e jovem, tem ainda muita influência nas redes sociais”, contou Fábio Rodrigues. Apesar de ainda estarem há pouco tempo no mercado, a rede social conta já com 10 000 utilizadores e, apesar de a rede social estar agora em fase de manutenção, esperam chegar aos 30 000 utilizadores até ao final do ano.

Para o futuro, esperam chegar a outros mercados, mas para isso precisam de investimento, uma vez que têm desenvolvido a aplicação com investimento próprio. Este foi um dos motivos que os levou a participar no pitch  do Web Summit 2016 e, apesar de não terem chegado aos 3 primeiros lugares, conseguiram ainda algumas ofertas de investimento, que ainda se encontram em análise.

A aplicação está já disponível na App Store e no Google Play.


Conteúdo produzido por: Andreia Portas, Bárbara Santos, Joana Santos e Rodrigo Rodrigues, no âmbito da UC de Comunicação Digital das licenciaturas em Comunicação Social e Cultural e Línguas Estrangeiras Aplicadas.