De Blogue a marca

A blogosfera em Portugal tem vindo a crescer e são muitos os que criam um blogue, seja para partilhar opiniões, tendências ou explorar os seus talentos. Mas existem alguns blogues que, para além disto, são líderes de opinião, são inspirações e sobretudo marcas. Damos a conhecer três dos blogues Portugueses mais influentes – A Pipoca Mais Doce; A Maria Vaidosa; e por fim, o Blog da Carlota.


Página inicial dos blogues
Os três blogs apresentados no artigo: A Maria Vaidosa, A Pipoca Mais Doce e Blog da Carlota. © Joana Ferreira

Pipoca Mais Doce criou o seu blogue para dar uso ao seu gosto pela escrita. Em 2016, o “blogue pessoal, (às vezes) humorístico e (quase sempre) sarcástico. Sobre tudo e sobre nada” acaba de receber o prémio de Blogue do Ano, na categoria de Lifestyle. Até ao momento, a Pipoca conta com quatro livros publicados, um deles de literatura infantil, várias coleções de vernizes em colaboração com a marca Inocos, a loja Baazar Chiado, entre outros projetos.

Página inicial da Pipoca Mais Doce
Vista da página inicial do blogue A Pipoca Mais Doce. © Joana Ferreira

É uma das bloguers portuguesas mais conhecidas e não há quem fique indiferente ao seu nome. A Pipoca Mais Doce cria comunidades e os seus fãs tem opiniões muito certas acerca do seu estilo, percetíveis pelos comentários comoÉ a melhor bloguer do país e “É uma inspiração”. A verdade é que já ninguém fica indiferente à presença da Pipoca no mundo dos blogues.

Ela usa, todas compram, ela partilha, e então, vira moda. É uma espécie de Kate Middleton dos blogues. Mafalda Sampaio,  conta com o seu blogue A Maria Vaidosa como uma adição ao canal no Youtube, onde prevalecem temas relacionados com beleza, moda e lifestyle. O blogue conta com a colaboração da marca Inocos, sendo a primeira Youtuber portuguesa a representar uma gama de vernizes.

Apesar da página ser um complemento do Youtube, não deixa de ser um enorme sucesso na blogosfera. Marta tem 19 anos, lê o blogue da Maria Vaidosa. Diz que esta a inspira para o dia-a-dia, seja através dos seus looks ou nas sugestões de marcas e restauração. O fator de identificação é o que mais leva os jovens a ler o blogue. Raquel, estudante de Comunicação Social, lê o blog escrito por Mafalda Sampaio pois identifica -se com a blogger: “A realidade é similar à minha, explica, ” jovem, estudante, com orçamento mais apertado, isso faz com que as sugestões de produtos ou roupa sejam mais facilmente atingíveis para uma rapariga como eu”.

Blog da Carlota
Vista da página inicial do Blog da Carlota. © Joana Ferreira

Fernanda Velez, depois do nascimento da sua primeira filha, Carlota, decidiu ficar em casa para acompanhar o seu crescimento. No entanto, o desafio da maternidade não lhe chegava. Sentia a necessidade de algo mais e assim nasceu o “Blog da Carlota“, onde a personagem principal é a própria filha. Aquele que começou por ser um blog para contar peripécias do dia-a-dia da Carlota, transformou–se em algo para todas as ‘’mamãs’’, mostrando que uma mãe não é só mãe e que pode continuar a tratar de si mesma e preocupar -se com outras questões que não sejam relacionadas com o bebé.

O blogue saltou do mundo virtual para o real através do Mercadito da Carlota. Esta iniciativa surgiu após Fernanda Velez notar que os produtos usados pela filha esgotavam ao serem mostrados no blogue. Fernanda é atualmente considerada uma trendsetter para as mães portuguesas, visto que as coleções de roupa usadas pela Carlota e os próprios looks para mães são seguidos por centenas de famílias. O estilo da Baby C. é uma inspiração para muitas mães. Daniela Pinto, estudante de Comunicação Social, é leitora frequente do blog e diz que o lê porque gosta de acompanhar o crescimento da Carlota e da Carminho (segunda filha de Fernanda). Refere ainda que não conhece “nenhuma mãe jovem que não saiba o que é o Mercadito da Carlota”. No fundo, vê o blog como “ uma fonte de inspiração” , sendo que para si o blog é “o embaixador principal daquele estilo para crianças”.

Todos os blogues que apresentamos, de uma maneira ou outra, são líderes de opinião e criadores de tendências. São marcas, porque conseguem tornar a sua imagem num estilo de vida e produto consumivel. Já não são estas bloguers que escolhem publicitar as marcas, são as marcas que escolhem ser publicitadas por elas.


Conteúdo produzido por: Joana Borges, Joana Ferreira, Joana Pinheiro, Maria Saraiva e Isabel Núncio, no âmbito da disciplina Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.