Já não há desculpa para evitar os doces!

Com o lema “Os Gurus de Guloseimas mais saudáveis. De Portugal para o Mundo!”, a DoctorGummy é um projeto inovador e empreendedor português que está a revolucionar o setor alimentar à escala mundial, de forma doce mas saudável.


Nuno Santos é o fundador da DoctorGummy
A mente por detrás da ideia do projeto DoctorGummy, Nuno Santos (© DoctorGummy).

Nuno Santos , engenheiro químico natural de Aveiro, é a mente por detrás da ideia que promete revolucionar a indústria farmacêutica e que já revolucionou o setor alimentar. A DoctorGummy  é uma startup fundada em 2014, mas foi em 2008 que o engenheiro identificou o problema que lhe viria a dar origem. Ao ser voluntário na Associação das Escolas Jesus, Maria, José do Monte Pedral,  no Porto, observou a luta que as crianças e idosos travavam na hora de tomar a medicação, o que o levou a idealizar uma forma alternativa de a ingerir. Seguiu-se, então, uma fase de investigação e de pesquisa para encontrar uma solução, a qual culminou no desenvolvimento de gomas saudáveis. Apesar da ideia inicial da DoctorGummy ser adicionar às gomas o princípio ativo do medicamento em causa, atualmente o projeto foca-se apenas no fabrico de guloseimas saudáveis para a indústria alimentar. Tal denota a preocupação do engenheiro com a saúde infantil.

As gomas DoctorGummy assumem-se como saudáveis na medida em que não têm açúcar, glúten, lactose, sal, amido, aromatizantes, corantes, nem conservantes artificiais – elementos normalmente presentes nas gomas tradicionais. Assim, o açúcar é substituído por um adoçante natural que não provoca cáries, e são utilizados legumes, frutas e vegetais para dar cor às gomas. Os aromas resultam da quantidade de fruta utilizada, cerca de 20%, o que contrasta com os cerca de 3% usados pelas marcas concorrentes. Tudo foi pensado para que estas gomas tivessem um sabor semelhante às tradicionais, mas que não contribuíssem para a obesidade e permitissem ser consumidas por celíacos e intolerantes à lactose. As DoctorGummy, porém, ainda não são adequadas para vegetarianos pois a gelatina usada é de origem animal. No entanto, espera-se que uma alternativa para esse segmento esteja para breve. Atualmente, apenas é possível encomendar online, sendo que a venda nas grandes superfícies comerciais está prevista para depois do verão de 2017.

As gomas saudáveis portuguesas.
Estas gomas, para além de saudáveis, mantêm um sabor delicioso capaz de agradar aos mais gulosos (© DoctorGummy).

A marca DoctorGummy tem também como pilar a responsabilidade social, uma vez que parte dos lucros são investidos em projetos que promovam mudanças no bem-estar da população, em áreas como a saúde, a educação, a sustentabilidade, o empreendedorismo e a inovação. Sérgio Silvestre , o CEO da startup, afirma que “apoiar empreendedores sociais e inovação social não é um peso: é algo que distingue a Doctor Gummy”.

O projeto é, de acordo com o seu fundador, Nuno Santos, uma verdadeira “inovação mundial, daí que um dos primeiros passos tenha sido o registo de patente em Portugal, na Europa e nos EUA”. Prova da inovação são também os vários prémios que a DoctorGummy já recebeu, nomeadamente o “Health Innovation” disputado no “Creative Business Cup” na Dinamarca e ainda o segundo lugar conquistado no Prémio do Jovem Empreendedor  da ANJE, ambos em 2015. Também nesse ano, a empresa participou no concurso televisivo Shark Tank . Susana Sequeira, Miguel Ribeiro Ferreira e Tim Vieira foram os tubarões que apostaram neste projeto empreendedor português, participando com 50 000€ em troca de 5% da empresa.

A DoctorGummy desenvolve gomas saudáveis.
A marca cumpre o seu propósito de “trazer ao mundo das guloseimas uma versão mais saudável, mas com todo o sabor” (© DoctorGummy).

O reconhecimento nacional e internacional deste projeto demonstra as preocupações crescentes com a saúde alimentar, podendo anunciar uma preferência dos consumidores por este tipo de produtos. Porém, apesar de a marca se afirmar como “guilt free”, as DoctorGummy, mesmo saudáveis, não deixam de ser uma guloseima, pelo que o seu consumo deve ser moderado e integrado numa alimentação equilibrada.

E onde pode comprar?

  • Pode encomendar online aqui
  • Preço: €1,29 por cada saqueta de 70g
  • Quantidade mínima da encomenda: 10 saquetas
  • Portes grátis para Portugal Continental
  • Existem em seis sabores e em forma de airplanes, bears, sharks e worms

Conteúdo produzido por Ana Inês, Angelo De Francesco, Catarina Hermenegildo e Diogo Franco, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital, da licenciatura de Línguas Estrangeiras Aplicadas.