Lisboa: um ginásio ao ar livre

A prática do desporto ao ar livre é uma atividade cada vez mais comum em Lisboa. Para além de ser mais saudável, devido ao contacto com a natureza e com o meio que nos rodeia, permite-nos conhecer pessoas que partilham o mesmo gosto e rotina. Calçámos os ténis e aventuramo-nos por alguns dos locais prediletos dos lisboetas para esta prática desportiva.


This slideshow requires JavaScript.

Alameda D. Afonso Henriques

Num ambiente mais urbano, este local tem espaços verdes que incitam à prática de desporto. Situando-se perto do Instituto Superior Técnico pode facilitar a vida aos estudantes que têm pouco tempo para deslocações.

Parque José Gomes Ferreira – Mata de Alvalade

Esta pode ser uma opção para aqueles que gostam de praticar desporto num sítio mais isolado. Não deixa de estar no centro da cidade de Lisboa, mas oferece a privacidade desejada por alguns.

Belém

Belém é um dos sítios mais trendy para praticar desporto, visto que tem uma vista para a ponte 25 de Abril e para o rio Tejo. Para além disso, é um local com diversas atrações turísticas. Não só existe a possibilidade de correr, como também existem outras opções como andar de bicicleta, uma vez que existem pontos de aluguer para o efeito.

Olivais Sul

Este bairro, projetado na época da ditadura, está a ser renovado. Privilegia atividades ao ar livre, como a construção de várias ciclovias, alargamento dos passeios e redução do trânsito rodoviário.

Parque Eduardo VII

Junto à Rotunda do Marquês de Pombal, o Parque Eduardo VII é um local repleto de árvores bastante convidativo à prática de desporto.

Parque das Nações

O Parque das Nações é conhecido pelo Casino, Oceanário, MEO Arena e pelo Pavilhão do Conhecimento. No entanto, não é um espaço só para entretenimento. É, também, um local escolhido para praticar desporto. Não só com a corrida, mas também com o ciclismo devido às ciclovias existentes.

Jardim do Passeio dos Heróis do Mar

Com um passadiço de vários quilómetros de extensão, este local oferece aos desportistas a oportunidade de estarem em contacto com o rio Tejo, devido ao trecho existente por cima deste com uma vista para a ponte Vasco da Gama.

Parque Vale do Silêncio

Entre os Olivais e o Parque das Nações encontra-se o Parque urbano Vale do Silêncio. Apelidado por muitos como o Pulmão de Lisboa, acolhe vários eventos desportivos como, por exemplo, aulas de ginástica ao ar livre. Para além disso é um local escolhido pelas famílias para passearem durante o fim-de-semana. É, também, um bom sítio para uma corrida matinal.


Conteúdo produzido por: Andreia Monteiro, Mariana Magalhães, Miguel Gonçalves, Sara Franco e Sara Miranda, no âmbito da UC de Comunicação Digital da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural.