Por.Que.Raio: uma marca com brilho português

Sucesso é a palavra que melhor descreve a aventura que é a por.que.raio. Tal como o slogan da por.que.raio diz “não há limite para brilhares”, e é esse o mote pelo qual a CEO da marca se guia.  A empresa foi criada para romper com os padrões comerciais de roupa, tal como a sua criadora, Inês Nogueira, diz.  Estávamos em fevereiro de 2020 quando a ideia surgiu, ainda não sabendo do período conturbado que ia enfrentar.


Sweat cinzenta com raios verdes na manga direita da por.que.raio
Sweat Ray III da marca ©por.que.raio

Um raio de luz na tempestade

A marca da Inês Nogueira é um dos bons exemplos nos quais nos devemos inspirar porque nunca temeu o futuro (que em alguns momentos parecia negro) próximo. A ideia de criar a por.que.raio nasceu um mês antes do início da pandemia da COVID-19, e mesmo com o confinamento geral nunca foi dado um passo atrás no objetivo da criadora. “É preciso força e uma grande vontade para não ter deixado tudo ir abaixo à primeira dificuldade, que foi grande, a pandemia“, diz-nos a CEO da marca.

O segredo para o sucesso de qualquer negócio, segundo a fundadora da marca, é o seguinte:

  • Acreditar naquilo que estamos a fazer”;
  • Lutar para que o nosso negócio cresça e se consiga expandir”;
  • Trabalhar incansavelmente para atingirmos o reconhecimento da nossa marca”.

Esta fórmula é aplicada diariamente na por.que.raio. Começaram do zero, não têm uma loja física, mas em apenas nove meses já venderam 700 peças. Num futuro muito próximo pretendem abrir um espaço para alargarem a sua gama de produtos e crescerem enquanto marca.

Inês Nogueira, a criadora da por.que.raio a usar uma t-shirt branca da sua marca.
Inês Nogueira, a criadora da por.que.raio a usar uma t-shirt da sua marca. ©por.que.raio

Uma marca para todos

Não são estrelas, nem luas que iluminam o caminho desta marca, mas sim os raios, uma escolha que nos fez questionar a CEO da marca, a resposta foi prontamente dada, “adoro raios porque para mim significam a força dentro de nós e por ser algo incomum decidi adotá-los como a bandeira da por.que.raio“.  Se para Inês Nogueira os raios são sinónimo da força interior, para os gregos significam omnipresença algo que também é procurado pela marca. Atingir o público feminino, no geral, é o seu grande objetivo. Não interessam corpos, cores, nacionalidades, nem nada supérfluo, mas sim agradar todas as mulheres. “A moda é extremamente elitista e vai pelas aparências algo que a minha marca pretende acabar, todas nós somos lindas e merecemos esse reconhecimento“.

Como os raios indicam, não só de luz se fez esta jornada, houve pequenas trovoadas pelo meio. Como qualquer marca de roupa, um dos grandes desafios é a procura de uma fábrica para conseguir fazer os seus produtos, mas também mantê-los a um preço acessível e, isso, foi um processo demorado. “Encontrámos uma fábrica de roupa no norte do país com a qual fizemos um acordo de exclusividade”, ultrapassada esta primeira dificuldade chega a altura da grande trovoada, a pandemia. Mas, contrariamente ao esperado, conseguiram ultrapassar com sucesso este duro desafio, como a loja é online a por.que.raio conseguiu crescer mesmo durante o confinamento total em março de 2020, algo que não era esperado pela CEO da marca “Foi a partir da COVID que tudo começou o que é algo interessante”.

Um passo rumo ao futuro

No futuro, a por.que.raio pretende entrar no mercado dos homens com o lançamento de sweats e carteiras.  A marca é ativa nas redes sociais, que é onde vende os seus produtos e conta com quase de 5000 seguidores.

Para quem procura conselhos para começar a sua própria marca, esta jovem empreendedora portuguesa tem algo simples a dizer: “Vejam o que de bom se faz em Portugal, criem, inovem e nunca desistam daquilo que vocês querem”


Foto de capa: ©por.que.raio

Conteúdo produzido por Ana Teresa Pereira, Gonçalo Saraiva, Dália Gonçalves e Mário Moreira no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.