Salvador Sobral e a música que conquistou o mundo

“Amor pelos dois” foi a canção que deu a vitória a Portugal no Festival da Canção deste ano. Salvador e Luísa Sobral foram os grandes responsáveis pela grande vitória.

Este sábado, dia 13 de Maio foi um grande dia para todos os portugueses pois não faltaram motivos para festejar. Desde o Benfica se ter consagrado tetracampeão, passando pela visita do Papa Francisco ao santuário de Fátima, até à primeira grande vitória de Portugal na história da Eurovisão pelos irmãos Salvador e Luísa Sobral com 758 pontos.

A música “Amor pelos dois”, composta por Luísa e interpretada por Salvador, foi das poucas músicas cantadas na própria língua sendo que a grande maioria das canções foi cantada em inglês. Este é um perfeito exemplo de que não precisamos perceber a língua da música mas sim SENTI-LA. Quando Salvador subiu ao palco na capital Ucraniana, ecoou o silêncio para se fazer ouvir e sentir toda a alma e sentimento que a música fez passar. Mas isto só foi possível pela sua incrível interpretação. Tudo isto para dizer que não é necessário cantar em inglês para se sentir a música.

 

Irmãos Sobral
Salvador e Luisa Sobral na conferência de imprensa depois da Eurovisão.
CC by Wouter van Vliet, EuroVisionary

Grandes nomes da música portuguesa tais como -Caetano Veloso, Simone de Oliveira, José Cid, Carolina Deslandes, Paulo de Carvalho saudaram os irmãos Sobral tanto pela composição como pela interpretação da música. Muitos disseram também que era um grande prémio não só para Portugal mas também para a música no geral.

Luísa Sobral foi também muito elogiada pela forma como conduziu a atuação do irmão, pela escolha de um cenário muito simples, sem bailarinos, sem gritos nem combinações de luzes, e com apenas um só foco. Isto para que a estrela fosse apenas uma – a canção.

Podemos então afirmar que este prémio foi muitíssimo merecido e que é um passo para que a música portuguesa esteja na boca do mundo. E tal como disse Salvador ao receber o prémio: “music is not fireworks, music is feeling”.

 

Conteúdo produzido por: Gonçalo Carneiro, Matilde Vieira de Almeida, Márcia Wambembe, João Marques, no âmbito da UC de Comunicação Digital na Licenciatura de Comunicação Social e Cultural.