Tuk Tuk, inovação à porta

Ricardo Buhler, de 25 anos, natural de Lisboa, iniciou há cerca de dois anos o seu projecto pessoal na área do turismo, lançando o que, à época, era uma novidade na cidade: os tuk-tuk. Desde então o negócio tem-se expandido devido ao sucesso crescente dos últimos anos.


Tuk Tuk em Lisboa
© CC 2.0, Wikimedia Commons, Anne-Lotte O’Dwyer

Após trabalhar na área de Gestão Hoteleira, Ricardo Buhler decidiu iniciar o seu projecto empreendedor, Lisboa UMM Tours, que numa primeira fase consistia em passeios turísticos na cidade de Lisboa a bordo dos veículos portugueses UMM. Ainda no primeiro ano de operação, a empresa renovou a sua imagem e frota, adquirindo um tuk-tuk, visto que era uma oportunidade de se enquadrar num novo modelo de oferta turística em Lisboa. Este projecto tem como objectivo ser uma animação turística e destina-se a qualquer tipo de clientes.

A expansão do negócio passou por ter uma frota desde clássicos, como os UMM e Jaguar, a veículos de pequeno porte como os tuk-tuk. Segundo o proprietário, mais recentemente a empresa tem vindo a apostar noutros modelos de negócio, onde se destaca a possibilidade de aluguer de scooters, tuk-tuk e motas. Ainda, enquanto característica diferenciadora da marca, os veículos têm um design e estilo vintage e retro.

Além de reaver o investimento inicial, Ricardo Buhler deseja que a longo prazo seja possível actuar em colaboração com as entidades públicas, nomeadamente apoio do município de Lisboa e das forças de segurança.

Turistas de todo o mundo têm aderido a esta proposta inovadora de passeios turísticos em Lisboa, sendo que 15% dos clientes são portugueses, 35% vêm de fora da Europa e cerca de metade dos turistas que optam por este serviço são europeus, afirma Ricardo Buhler.


Conteúdo produzido por: Andreia Monteiro, Mariana Magalhães, Miguel Gonçalves, Sara Franco e Sara Miranda, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.