As melhores Atividades de Voluntariado para se fazer no dia a dia

on

A atividade de Voluntariado é útil e muito recompensadora, mas com tantas opções possa ser difícil saber por onde começar e avaliar quais as melhores opções para cada indivíduo. Com o testemunho de Mariana Marçal, uma jovem de 22 anos que está na atividade do voluntariado desde os seus 18 anos e fundou recentemente a associação BAOBÁ, iremos apresentar as melhores opções de atividades de voluntário para ter no dia a dia, e a importância pessoal do voluntariado.

  • grupo de voluntários a pintar um muro
  • Criança a aprender inglês
  • caixas separadas com alimentos
  • dois jovens voluntários a reciclar
  • voluntário ajudando um idoso
  • grupo de jovens voluntários limpa floresta
  • três meninas refugiadas a brincar numa mesa

Testemunho de Mariana Marçal fundadora da Associação BAOBÁ, explicando o trabalho e os objetivos da associação e a importância do voluntariado na educação.

Mariana Marçal fundadora BAOBÁ

“Decidi fundar a Associação BAOBÁ, juntamente com uma voluntária que conheci durante a minha experiência em São Tomé e Príncipe. A Associação BAOBÁ atua em São Tomé e Príncipe desde Fevereiro 2023, com o objetivo de orientar e incentivar os São-tomenses a desenvolver, de forma autónoma, uma carreira profissional e contribuir para a economia do país, tendo em consideração as capacidades de cada um.As nossas áreas de intervenção estão maioritariamente relacionadas com a formação profissional e educação dos jovens. A BAOBÁ comprometeu-se também a envolver-se ao máximo nas comunidades locais, seja doando todo o tipo de bens como organizando missões em prol do desenvolvimento sustentável. A sensibilização das comunidades é o nosso principal foco, pois acreditamos que juntos iremos contribuir para um país mais desenvolvido.

Um dos nossos projetos, o projeto ‘’Um dia quero ser’’  pretende dar continuidade ao apoio que demos enquanto fomos voluntárias no fim de 2022, ao encaminhar os alunos do ensino secundário para o ensino superior.

As missões e as distribuições são sempre algo mais desafiante porque lidamos com comunidades que não conhecemos mas que nos recebem de forma igualmente acolhedora. É sempre difícil porque nunca conseguimos distribuir bens a todos mas é algo que temos de filtrar muito bem na nossa cabeça, e lembrar-nos que estamos a crescer cada vez mais rápido e a conseguir transportar cada vez mais bens. 

A maior satisfação é sem dúvida saber que estamos a conseguir apoiar imensos são-tomenses, e que já chegámos a todos os distritos da ilha, o nosso maior desafio ao início. Pedimos sempre que o aluno nos dê feedback relativamente ao nosso apoio e acompanhamento, e é sempre muito gratificante. Não deixa de ser um grande desafio pois desta vez somos apenas 2 e estamos a lidar com muito mais pessoas e assuntos do que quando éramos voluntárias em 2022.”

É importante ajudar de forma ativa e voluntária seja de que maneira for não só para ajuda comunitária como satisfação pessoal, há diversas opções e todas elas úteis e acessíveis para diferentes interesses

Conteúdo produzido por Vasco Duarte Silva do âmbito da disciplina comunicação digital da licenciatura Comunicação Social e Cultural