“365 dias de negócios. 365 dia de férias”. Este é o slogan da famosa Bolsa de Turismo de Lisboa, mais conhecida como BTL, um evento cheio de desafios e propostas. Esta decorre todos os anos na FIL, Feira Internacional de Lisboa, localizada no Parque das Nações. A edição de 16/17 decorreu de 15 a 19 de março.
A BTL consiste na maior plataforma de contactos em Portugal relacionados com o turismo.
Os 3 primeiros dias do evento são dedicados a profissionais, onde ocorre uma interação entre as mais variadas empresas com o intuito de realizar parcerias e acordos em conjunto para um novo ano de turismo em Portugal. Uma oportunidade para as empresas encontrarem compradores profissionais e posicionar a sua oferta de uma forma inovadora e competitiva.
Nos 2 dias seguintes, a BTL abre as suas portas ao público em geral para que estes possam aproveitar as excelentes promoções existentes e ter conhecimento da oferta turística que as empresas presentes oferecem. Tudo isto ocorre num ambiente de festa e alegria, onde a música e a gastronomia marcam uma forte presença.
Estivemos presentes no primeiro dia profissional com o intuito de perceber quais são as expectativas dos empresários em relação à BTL este ano comparativamente com os anos anteriores, e o que é que distingue a sua oferta dos outros empreendedores de turismo presentes na BTL.
Ricardo Emídio, diretor comercial da cadeia Hotéis Baía Algarve, foi o nosso primeiro entrevistado e afirma que este ano espera que “tenhamos uma procura equiparada à procura que existe este ano para o Algarve, ou seja, uma procura elevada (…), visto que o Algarve já está cheio para 2017”.
Já por parte das agências de viagens, nomeadamente a Cátia Raio Ramos, da agência Easy Booking, defende que espera mais turismo internacional este ano através da interação que irá ter com o público na BTL.
Questionados também sobre o turismo rural, uma nova eleição por parte dos portugueses, entrevistamos Hélder Martins, empreendedor do Hotel Rural Quinta do Marco, em Tavira. Este espera “mais negócio (…) e que a dinamização do sector se traduza aqui [BTL] em negócio” e afirma ainda ter muitas mais reuniões com operadores estrangeiros este ano comparativamente com os anos anteriores, o que mostra um enorme interesse internacional pelo Algarve.
Por último, entrevistámos Desidério Silva, Presidente da Região do Turismo do Algarve, que diz que “A BTL há 4 ou 5 anos era muito difícil, vínhamos só para marcar presença. A BTL este ano, tendo em conta a dinâmica que está criada no turismo nacional, os contactos, as abordagens e as expectativas são muito positivas, ou seja, sabemos que isto é uma montra, mas também sabemos que este continua a ser o coração do turismo, daquilo que diz respeito à abordagem com os parceiros, a alguns negócios… E, portanto, a BTL este ano, 2017, está um pouco acima do normal. (…) E, portanto, as expectativas são positivas.”
Conteúdo produzido por: Catarina Emídio, Filipe Cardoso e Mayara Longo, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura de Comunicação Social e Cultural.