Bunch of Productions é uma agência de comédia criada por quatro jovens lisboetas entre os 19 e os 21 anos. Têm como missão marcar espectáculos para os humoristas com que trabalham, facilitar-lhes a vida e ainda criar um conteúdo em podcast. Celebram agora o primeiro aniversário e ao analisar o caminho percorrido, a estrada para este monte de produções tem potencial para ser longa.
Há pouco mais de um ano, o humorista Manuel Cardoso pediu ajuda aos amigos Alexandre Guimarães, Francisco Tavares, Guilherme Correia e João Cassamo para filmar e participarem num vídeo a caricaturar as ressacas da passagem de ano. No final, nomeou-se a produção de “Bunch of Productions”, que retratava uma tarde bem passada e um contributo para a página do Facebook do comediante. Uma semana depois, na habitual tasca onde o grupo bebe uma cerveja pós jantar, um dos elementos disse “e se a Bunch of Productions fosse mesmo uma produtora de humor?”. E assim nasceu a ideia.
Ao inicio tudo um bocado confuso, quatro jovens sem qualquer experiência profissional queriam montar uma agência de comédia. O processo inicial foi lento. Tentou-se enveredar pelo caminho do audiovisual, titulando a Bunch of Productions de produtora de conteúdos humorísticos. Após um mês de reuniões no Evolution Hotel (não havia escritório, obviamente) em que nalgumas se discutiram assuntos totalmente irrelevantes para o futuro, fruto da inexperiência e tentativas fracassadas, a BoP teve o primeiro teste: filmar o espectáculo de Stand Up Comedy do humorista Diogo Batáguas. Foi um bom primeiro obstáculo e serviu para perceber que não era uma produtora que a BoP devia ser, mas sim uma agência. Todos na equipa eram amigos de humoristas no inicio de carreira e aliar o esforço dos produtores ao talento dos comediantes podia ser a fórmula do sucesso.
O primeiro booking de espectáculo foi o grupo Bumerangue ao vivo, no Teatro do Bairro (fotografia acima). Uma primeira data que esgotou em três dias, e uma segunda data que esgotou em vinte e quatro horas. E o sucesso nunca baixou. Já levaram artistas que esgotaram salas em Lisboa, Porto, Aveiro e agora, o mais recente projecto, estão a passear de caravana (numa parceria com a Caravan For Fun) de Norte a Sul do país (cartaz abaixo) com o grupo Overdose de Tourette. Há bilhetes aqui.
Para além de todos os espectáculos, fizeram uma temporada de quatro episódios no formato podcast, chamado BoPcast e moderado por Alexandre Guimarães, em que entrevistam uma dupla de humoristas numa conversa que dura cerca de uma hora. No mês em que inauguram o escritório da BoP no Lumiar, as expectativas e vontade de trabalhar não param de crescer.
Conteúdo produzido por Alexandre Guimarães, Manuel Marques, Margarida Freitas e Vasco Queiroga no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social.