Em Belém, junto ao rio, podemos encontrar a exposição de Charles e Ray Eames que está no MAAT – Museu da Arte, Arquitetura e Tecnologia.
O MAAT, o mais recente museu da cidade de Lisboa, está em Belém, junto ao Tejo. Com uma forte componente paisagística, o novo edifício da Fundação EDP abriu ao público muito antes da sua obra estar concluída. Um museu que se salvou com a ajuda do seu primo direito, o velho edifício da Central Tejo, anterior Museu da Eletricidade. Lá podemos encontrar um espólio cultural que vai muito para além das imponentes chaminés ou dos geradores a carvão que alimentaram de energia a cidade de Lisboa há mais de 1 século.
Na sala central do Museu, podemos encontrar a exposição de Charles e Ray Eames, dois dos mais reconhecidos designers do século XX. O casal conheceu-se em 1940, na Academia de Artes de Michigan. Foi graças à preparação de desenhos e maquetas para uma competição de design na faculdade que floresceu a amizade entre Charles e Ray.
Vivendo próximo a um ambiente cultural e criativo adequado aos seus interesses e vida profissional, Charles trabalhava no departamento artístico dos estúdios MGM, concebendo peças para cenários cinematográficos. E que melhor lugar para experiencias criativas do que a sua própria casa. Com a ajuda de Ray, mobilava o seu novo apartamento como de um estúdio improvisado se tratasse. E de novas formas de moldar contraplacado surgiam algumas das suas peças mais emblemáticas.
Um pedaço de História
Foi curiosamente durante a Segunda Guerra Mundial que o casal pôs em prática todas as suas habilidades, projetando uma revolucionária tala de perna para uso na linha da frente do campo de batalha e de uma maca feita de madeiras muito leves. O sucesso das suas pesquisas e invenções valeu-lhes a assinatura de contrato com a marinha americana. O fim da guerra e a diminuição da procura por produtos militares fez com que os Eames regressassem às suas experiencias com mobiliário.
Uma vez refinado o processo de moldagem, a Evans Productions preparou a maquinaria para produzir cadeiras de contraplacado em série. Assentos e costas eram ligados a armações de madeira ou metal com amortecedores de borracha. Entre outros produtos figuravam também um conjunto de mesas, armários e um biombo flexível.
Eames em casa
Em 1945 a revista Arts & Arquitecture lançou o programa Case Study House, através do qual convidou oito arquitetos para desenhar e construir casas modernas. Charles e Ray Eames desenharam a oitava casa, que foi em publicada anos mais tarde.
A Exposição “O Mundo De Charles e Ray Eames” estará disponível até dia 20 de janeiro de 2017 no edifício Central Tejo do museu MAAT, em Lisboa. Aberto do 12h às 20h, exceptuando às terças-feiras, dias em que encerra.
Conteúdo produzido por: Adriana Sabido, Catarina Jorge, Inês Calderón, João Vasco Morais e Miguel Vaz Gonçalves, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.