Miss Can, do tradicional ao moderno

Miss Canmore than canned food” ou a “true portuguese experience” são slogans que dão forma a esta marca. Nasceu há 3 anos, da necessidade de introduzir no mercado conservas que saibam, de facto, a peixe. Com um segredo bem guardado, pensadas para levar para qualquer lado do mundo, estas caixinhas estão prontas para proporcionar uma verdadeira experiência portuguesa a quem as experimente.

Os pacotes da Miss Can e os seus sabores. Dentro de cada um dos pacotes estão três latas,sardinha, cavala e atum. E no Patriot tem só bacalhau. (Créditos: All rights reserved to Miss Can)
Os pacotes da Miss Can e os seus sabores. Dentro de cada um dos pacotes estão três latas, sardinha, cavala e atum. E no Patriot tem só bacalhau. (Créditos: All rights reserved to Miss Can)

Fundada por três amigos vindos de famílias ligadas à indústria conserveira, mas com formação profissional nas áreas da publicidade e do design, esta marca de conservas é feita a partir de um método tradicional na fábrica de conservas A Poveira, mas com uma embalagem moderna e cheia de curiosidades.

A Miss Can, como qualquer mulher portuguesa, tem cinco personalidades muito bem vincadas. Traditional (em azeite), Hot (em azeite picante), Brave (em tomate) e Creative (em azeite picante com pickles) que temperam filetes de sardinha, cavala e atum. E uma última apenas dedicada ao bacalhau, Patriot, que foi buscar os molhos tradicionais de azeite e alho, azeite e grão de bico e molho de poveira. Todas as latas são feitas através de um método tradicional que está na família de dois dos fundadores desde 1911. Este método consiste numa pré-cozedura a vapor com o peixe ainda fresco e só depois é enlatado, temperado e cozido, garantindo desta maneira um sabor a peixe fresco, mesmo ao fim dos 5 anos de validade. É uma verdadeira experiência portuguesa, porque dentro dos pacotes não estão apenas as três latas, mas também algumas curiosidades sobre Portugal e receitas para poder acompanhar cada tipo de peixe com o que é tradicional onde a indústria conserveira está presente há mais de 150 anos.

Miss Can, com apenas três anos, já deu provas da sua qualidade e da sua criatividade. Candidatou-se em 2015 para o Prémio de Indústrias Criativas e de entre os 230 participantes foi esta pequena sereia que ficou com a taça. O prémio deu-lhe a visibilidade para concorrer a mais um concurso, desta vez a nível internacional, o Creative Business Cup, que a levou para Copenhaga ao Arla Food Inovation Challenge, de onde também saiu vencedora.

Quando a Miss Can saiu à rua para vender as suas latinhas, tinha apenas uma mota, uma Piaggio APE 50 com 21 anos, estacionada no Castelo de S. Jorge (esta mota fez também a viagem até Copenhaga). Ao fim destes três anos está presente em mais de 21 lojas em Portugal, exporta para vários países da Europa e já todos os continentes puderam viver esta experiência. Para provar todas as receitas pode ir ao novo espaço no bairro do Castelo, a Petiscaria Miss Can, aberta todos os dias até as 19h. No fim pode ainda levar as que mais gostou.


Conteúdo produzido por: Carolina Ramos, Daniela Marinho Pinto, Margarida Simões Correia, Maria Teresa Rodrigues, no âmbito da UC de Comunicação Digital da Licenciatura de Comunicação Social e Cultural.