Academicamente, a pressão exercida sobre os estudantes afeta negativamente o seu bem-estar mental. É necessário perceber que aspetos podem contribuir para tal e o que se deve fazer nesta situação.
A pressão escolar exercida sobre os estudantes, é um fator que pode ter um impacto significativo na saúde mental dos mesmos. Assim sendo, esta é uma área que requer especial atenção para que se possa assegurar o bem-estar dos jovens. Um fator que pode contribuir negativamente para este bem-estar são, muitas vezes, as expectativas dos próprios familiares, como nos explica a licenciada em psicologia Catarina Gonçalves:
“As expectativas elevadas dos pais e da sociedade podem intensificar a pressão académica. Portanto, é essencial promover uma abordagem equilibrada, fomentando a comunicação aberta e realista sobre as expectativas, reconhecendo os esforços individuais e incentivando o desenvolvimento pessoal.”
“A pressão académica pode criar um ambiente altamente competitivo e exigente, resultando em stress para os jovens. A constante necessidade de alcançar padrões elevados pode levar a casos mais graves. (…) É fundamental reconhecer os sinais precoces de sobrecarga e estabelecer estratégias para lidar com o stress académico de maneira saudável.”
Pressão escolar pode levar a condições de saúde mental mais preocupantes
A falta de equilíbrio entre a vida académica e social pode resultar em burnout e problemas críticos de saúde mental. Deste modo, é importante estar atento para o possível desenvolvimento de condições mentais mais preocupantes, como nos alerta Catarina:
“A pressão escolar excessiva pode contribuir para condições mais graves, como depressão e ansiedade. O stress crónico pode desencadear distúrbios mentais e é crucial identificar sinais precoces, para intervir e proporcionar o apoio adequado.”
Assim sendo, é essencial incentivar os estudantes a manterem uma vida equilibrada, reservando tempo não apenas para o estudo, mas também para atividades sociais.
“Jovens afetados pela pressão escolar devem adotar medidas proativas para gerir o stress. Isso pode incluir a definição de metas realistas, a prática de técnicas de relaxamento e a busca de apoio social. A procura de aconselhamento psicológico pode ser uma ferramenta valiosa para desenvolver estratégias personalizadas de enfrentamento à pressão escolar.”, como menciona Catarina Gonçalves.
O que devem fazer as instituições de ensino para apoiarem os estudantes?
As instituições educacionais são cruciais para o apoio á saúde mental dos estudantes. Estas devem implementar programas de orientação psicológica, criar espaços seguros para expressar preocupações e promover uma cultura que valorize não só o desempenho acadêmico, como também o desenvolvimento pessoal e emocional dos estudantes, alcançando assim um equilíbrio entre estas duas dimensões. Como nos diz Rita Paiva e Pona, coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social da Universidade Católica Portuguesa:
“As instituições de ensino desempenham um papel muito importante no apoio aos estudantes e à sua comunidade académica, desde logo ao promover uma cultura de saúde e bem-estar, desmistificando o tema da saúde mental. Ao disponibilizar espaços de acolhimento para todos os que precisam, com recurso a técnicos especializados. Na Universidade Católica Portuguesa, desde 2022, existe em Lisboa, um serviço estruturado de saúde mental (…).”
Pressão social pode ter impacto na autoestima dos jovens?
A autoestima dos jovens pode também ser consideravelmente afetada pela crescente pressão social para se destacarem a nível académico, como afirma Catarina:
“A pressão social para se destacar academicamente pode, de facto, contribuir para problemas de autoestima. Os jovens podem sentir-se inadequados ou incapazes se não corresponderem às expectativas sociais, o que pode afetar negativamente a sua perceção de si mesmos.”
“É crucial enfatizar a importância do crescimento pessoal, talentos individuais e aprendizagem contínua. Educar a sociedade sobre a diversidade de percursos e sucessos é fundamental para diminuir a pressão social e promover uma perspetiva mais saudável do sucesso académico.“
Desta maneira, a adoção de uma abordagem holística para a educação, que valorize tanto o sucesso acadêmico quanto o bem-estar emocional, é fundamental para promover a saúde mental dos jovens. Por fim, para quem procure desenvolver aprendizagens e aprofundar conhecimentos sobre o tema da saúde mental, o V Congresso Online Internacional: Boas Práticas em Saúde Mental a ser realizado nos dias 21, 22 e 23 de março de 2024, é uma boa opção.
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Conteúdo produzido por Leonor Mascarenhas, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural