Açai Original: a distribuidora conquista Portugal

on

Projeto trazido do Brasil pela família Oliveira, Açai Original é a maior distribuidora de açaí em Portugal, vendido por todo o país e acompanhado por uma trendy food-truck que conquista os mais jovens. Com sede em Lisboa, fomos convidados a conhecer a sua história, que desperta interesse a qualquer um.


Açaí Bowl
O açaí, apesar de recente no mercado português, já faz sucesso pelas ruas do país. Pode ser preparado com vários acompanhamentos, sendo os mais comuns a granola e frutas. ©Alexis Chloe.

O conceito Açai Original surgiu em 2018 quando Rui Oliveira, CEO da empresa, vivia no Brasil e viu no açaí uma oportunidade de negócio de distribuição para trazer para Portugal. Depois de perceber que existia muita procura no território luso, formou uma equipa com a filha, que é responsável pelo marketing e logística, e um colega,  responsável pela área comercial, onde Rui ficou a desempenhar o papel financeiro e administrativo.  Começaram a experimentar todo o tipo de açaí para perceberem qual seria o fornecedor para avançar com o projeto – atualmente, trabalham em parceria com dois fornecedores, a marca Polpa Norte e a Nutri Latino. O açaí Polpa Norte já vem misturado com Guaraná e o Nutri Latino é 100% puro, pelo que oferecem um leque de açaí para todos os gostos.

Tivemos a oportunidade de conversar com Teresa Oliveira, segundo elemento da equipa, que admite serem uma empresa nova, com apenas um ano, mas que tem vindo a crescer com muito sucesso e a ter muita procura.

“Já estamos numa fase em que as pessoas procuram por nós, devido à qualidade dos produtos. Pelo que trabalhamos também em parceria com duas empresas de distribuição no Algarve e uma no Porto.”

– Teresa Oliveira

Apesar da procura no mercado português, dar a conhecer o produto foi o maior desafio pelo facto dos portugueses ainda não estarem 100% familiarizados com o produto. A questão dos preços também é desafiante, porque as pessoas cada vez mais se preocupam com o valor dos produtos, em vez da qualidade. O Açai Original já vem preparado do Brasil e, segundo Teresa Oliveira, não sofre nenhuma modificação – é este o motivo pelo qual o preço que estipulam no mercado pode ser um pouco superior a algumas marcas.

“O mercado está a mudar, cada vez existe uma maior tendência para as pessoas quererem ser saudáveis, existe mais preocupação com a saúde e com a indústria alimentar.”

– Teresa Oliveira

Nos supermercados já existem secções bio e é nesse sentido que o Açai Original se considera encaixar no mercado. O açaí virou moda devido às suas características e, hoje em dia, podemos encontrar o fruto em qualquer lugar.  No entanto, antes de trazerem o produto para Portugal, a equipa por trás deste projeto não sabia o que esperar do futuro de um ingrediente vindo do Brasil, e foi um espanto  quando se aperceberam da adesão.

Logótipo Açaí Original
A Açai Original procura dar a conhecer o seu produto a um público alargado, sendo distribuidora por todo o país e estando presente em vários eventos e organizações. ©Joana Oliveira.

Digital Hub – Como foi a adaptação de um negócio originalmente brasileiro para o mercado português?

Teresa – Ainda não conseguimos chegar a todos! Mas, no geral, penso que a adaptação foi muito boa. Somos uma empresa familiar, o que também tem muito impacto nas nossas vendas porque acabamos por nos conseguir conectar com maior facilidade com os nossos clientes pelo facto de sermos uma empresa portuguesa e familiar. Parece de estranhar, mas temos a sensação que ainda existe alguma desconfiança por parte do que “vem de fora”, pelo que sentimos que as pessoas depositam mais confiança em nós.

Digital Hub – Como é a logística de importação da matéria-prima (açaí)?

Teresa – Então, o açaí é extraído pela empresa Nutrilatino nas ilhas Igarapé e Mirim, na Amazónia. Uma vez extraído, é transformado em polpa de fruta 100% natural. A polpa de fruta é misturada com guaraná pela empresa Polpa Norte, que nos revende o produto final. O açaí é transportado em contentores até Portugal, que costuma trazer cerca de 20 toneladas de cada vez. Uma vez que chega a Portugal, é transportado até às nossas instalações, onde vai para um espaço de frio, devidamente equipado. No nosso armazém está preparado para ser distribuído para os nossos clientes e para os nossos distribuidores no resto do país.


A Açai Original, distingue-se dos seus concorrentes pela forma como chega ao seu público. Para além da distribuição, apresenta o produto aos seus clientes num formato food truck, que vai de encontro ao público jovem e às suas necessidades, por todo o país.

Açaí Food Truck
“Tijuca”, a food truck da Açaí Original que este verão vai estar presente em vários festivais. ©Joana Oliveira.

Digital Hub – Porquê a aposta no formato food truck?

Teresa – Existe um espírito de empreendedorismo na nossa família. Estamos constantemente a partilhar ideias inovadoras e em novos tipos de negócio. É neste sentido que surgiu a primeira food truck a “Tijuca“, Esta destina-se à venda de produtos saudáveis, como açaí bowls, sumos naturais e tapiocas. Sentimos uma necessidade, por parte deste novo público mais preocupado com a alimentação saudável, de trazer este tipo de produtos para festivais e eventos. Assim, a nossa food truck está neste momento a fechar contratos para os festivais de verão.


A Açai Original conquista um público muito diverso, consoante os pontos de venda. O público dito adulto é maioritariamente de naturalidade brasileira, que já são familiarizados com o açaí. Já em sítios mais trendy, como cafés de comida saudável e bares, a atenção cai sobre os jovens.

“Considero muito importante que as marcas se saibam destacar no mercado de uma forma ética. Nós nunca dizemos que somos melhores que outras marcas, tentamos sempre explicar o porquê de acreditarmos no produto e a razão que leva os nossos clientes a escolher o nosso açaí.”

-Teresa Oliveira

Depois de todo este percurso, a Açai Original é um negócio sustentável.  No entanto, Teresa Oliveira chama a atenção para três pontos importantes para criar esta sustentabilidade: a origem dos produtos, a qualidade, e  definir o seu lugar no mercado para o seu reconhecimento.

Neste momento a empresa está focada no presente, mas projeta um futuro bastante promissor a nível internacional.

Pode seguir a marca nas suas redes sociais – Facebook e Instagram – e conhecer melhor esta nova tendência.


Fotografia de Capa por Joana Oliveira.


Conteúdo produzido por Ana Maria Cantador, Bruna Braga, Daniela Santos, Joana Oliveira e Rita Cataludo, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.