Centenário de Fátima

No passado Sábado, dia 13 de Maio, Portugal celebrou o centenário das aparições de Fátima e teve a honra de receber Sua Santidade, o Papa Francisco.

Foi em 1917 que Nossa Senhora apareceu ás três crianças que hoje conhecemos como Pastorinhos de Fátima. Os mais velhos, Francisco e Jacinta Marto foram canonizados no dia 13 de Maio de 2017 na celebração do centenário das aparições de Fátima.

O Papa Francisco, bispo de Roma, quis estar presente num dos dias mais importantes para o catolicismo em Portugal e no mundo, tendo já anunciado a sua vinda em 2016. Desde aí que Portugal se prepara para estas celebrações de tão grande proporção, que trouxeram pessoas de vários cantos do mundo para ver tornadas santas aquelas crianças que presenciaram Nossa Senhora na terra há 1 século atrás. Quem lá esteve, português ou não, pode presenciar o ambiente de silencio, oração e emoção de se viveu tanto no dia 12 na tradicional procissão das velas, como na missa de dia 13, celebrada pelo Papa Francisco, que aproveitou a ocasião para beatificar os dois Pastorinhos, Francisco e Jacinta.

Na semana que antecedeu os dias 12 e 13, milhares de peregrinos se puseram a caminho, para estar como Papa que igualmente se quis fazer “Peregrino na Esperança e na Paz”. A maior peregrinação do país foi composta por 2000 jovens entre os 15 e os 26 anos que quiseram mostrar ao Papa, como já tinham feito em 2010, que a igreja jovem está bem viva em Portugal. Assim, as dioceses de Lisboa e do Porto juntaram-se num movimento a que deram o nome de “Eu Acredito” e peregrinaram durante um dia e uma noite, para com a sua mancha azul gritarem que aquela era a juventude do Papa.

Depois das suas 23 horas em Portugal, o Papa agradeceu sobretudo o ambiente de oração vivido naquele dia em Fátima e elogiou a fé do povo português.

 

This slideshow requires JavaScript.

Conteúdo produzido por: Mariana Roquette, Sofia Bastos, Ana Silvestre e Beatriz Baptista, no âmbito da UC de Comunicação Digital da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural.