Herdade do Esporão: responsabilidade e sustentabilidade

Sabemos que nos últimos anos a preocupação com a natureza, o preservar do mundo em que vivemos e a questão da sustentabilidade, são fatores que têm vindo a estar cada dia mais presentes. Os anos vão passando e as preocupações vão aumentando. A tomada de consciência sobre a necessidade de preservar o que é nosso tem sido notável, não só por parte das pessoas mas, sobretudo, das empresas.

Ao explorar um bocadinho sobre a questão da sustentabilidade em Portugal, deparámo-nos com o nome da Herdade do Esporão ao longo do caminho. A empresa portuguesa, conhecida principalmente pela qualidade de vinhos e azeites produzidos, tem vários outros valores que vão além da qualidade dos seus produtos. Neste contexto, a empresa reafirma o seu compromisso em “Fazer os melhores produtos que a terra proporciona, de forma responsável e inspiradora”.

Loja da Herdade do Esporão situada no Enoturismo em Reguengos de Monsaraz. Cc Mariana Roquette
Loja da Herdade do Esporão situada no Enoturismo em Reguengos de Monsaraz. Cc Mariana Roquette

Em 2013, o Esporão venceu o prestigiado prémio «Sustainability of the Year Award» nos «The Drinks Business Green Awards 2013». Neste mesmo ano, a categoria «sustainability» foi a mais participada, estando a empresa portuguesa a competir com outros nomes de referência mundiais no que dizia respeito às preocupações sustentáveis, como a Carlsberg, Gemtree Vineyards, De Bortoli, Villa Maria e Yealands Estate. Veja aqui.

Conheça algumas das práticas que conduzem à sustentabilidade da Herdade:

  • Gestão de Resíduos;
  • Preservação de 189 castas num campo ampelográfico;
  • Criação de corredores de vida selvagem;
  • Rejeição de pesticidas e fungicidas;
  • Utilização de materiais biodegradáveis nos edificios da Herdade;
  • Formação de funcionários;
  • Adoção de um Código de Ética Empresarial.
Actividade "Dia Grande" na Herdade do Esporão. Cc Mariana Roquette
Actividade “Dia Grande” na Herdade do Esporão. Cc Mariana Roquette

A preocupação com a sustentabilidade nasceu no seio do plano estratégico que o Esporão formulou em 2012, onde José Roquette já afirmava que “existe uma visão de continuidade e de sustentabilidade da nossa atividade nos vários eixos que compõem o Esporão.”

Em 2013, João Roquette (CEO do Esporão) dizia que “a sustentabilidade é o resultado de realizar as coisas de uma certa forma, fazendo parte da cultura da nossa empresa. É um grande desafio encontrar o equilíbrio entre os aspetos sociais, ambientais e económicos de um negócio. A nossa principal motivação é continuar a melhorar a qualidade dos nossos vinhos e azeites, compreendendo a nossa responsabilidade para com todos e com tudo o que interage com o nosso projeto”

Em 2017 é possível ver que a questão da sustentabilidade foi crescendo dentro da empresa, sendo hoje um dos principais valores no qual se baseia. Desde 2012, o Esporão publica anualmente um relatório de sustentabilidade, uma apresentação em “livro” de todo o trabalho realizado durante o ano que passou. Nele estão contidos resultados, compromissos, objetivos e reconhecimentos, bem como toda a responsabilidade sustentável em que se baseiam. João Roquette (CEO) afirma que relatar a sustentabilidade “significa partilhar e sermos transparentes em relação ao trabalho realizado e às melhorias por realizar”.

Conheça a fundo o funcionamento e os valores pelos quais se destaca a Herdade do Esporão descarregando e lendo os seus Relatórios anuais.

Veja também os compromissos do Esporão na matéria da sustentabilidade.

Conteúdo produzido por: Ana Silvestre, Beatriz Bandeira, Mariana Roquette e Sofia Bastos no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.