Hotéis Baía Algarve: um negócio familiar de sucesso

No local mais procurado de Portugal para usufruir as férias de verão, o Algarve, encontra-se um grupo hoteleiro de quatro estrelas, Hotéis Baía Algarve. Este grupo é constituído por dois hotéis, Hotel Baía Grande, em Albufeira, e Hotel Baía Cristal, no Carvoeiro, Portimão.


Logotipo do grupo Hotéis Baía Algarve. A letra "B" encontra-se azul pois é a cor que representa o Hotel Baía Crista. A letra "A" encontra-se a verde porque é a cor que simboliza o Hotel Baía Grande. O símbolo do grupo hoteleiro (à direita da imagem) é uma sereia e está representada com as cores de ambos os hotéis.
Logotipo do grupo Hotéis Baía Algarve. ©Hotéis Baía Algarve

Decidimos ir até ao Algarve para conhecer este grupo hoteleiro e os seus empreendedores de modo a perceber melhor a história de como este surgiu. Entrevistámos assim o proprietário, José Emídio,  que nos contou um pouco da sua história: “Sempre quis ter um grupo de restauração, mas depois de atingir esse objetivo senti que era pouco para aquilo que conseguiria alcançar. E surgiu assim a ideia de abrir um hotel, o Baía Grande. A minha mulher ao início não concordou e até se recusou a fazer parte do projeto, mas passado algum tempo juntou-se a mim e agora somos uma família inteira dedicada ao negócio”.

O Hotel Baía Grande foi o primeiro hotel do grupo e surgiu em 2000 das mãos do proprietário. Isto é, foi construído “de raiz” pelo mesmo. Já o segundo hotel, Hotel Baía Cristal, foi adquirido apenas em 2010, apesar de atualmente estar “completamente diferente! Quando o comprámos era um hotel velho e falido, mas ao longo dos anos temos vindo-o a transformar num hotel jovem e cheio de vida. Quem entrou lá antigamente, se entrasse agora nem o reconhecia como o mesmo hotel”.

Entrevistámos ainda alguns colaboradores que afirmaram gostar bastante de trabalhar neste grupo hoteleiro, sendo que alguns trabalham lá desde o início e dizem não ter “intenções de trabalhar nunca noutro sítio, gosto de trabalhar aqui, com os meus colegas e os meus patrões. Vivo em Portimão, mas faço todos os dias de boa vontade e com gosto 40km até Albufeira para vir trabalhar.” (Sr. Carlos Faustino, chefe de Bar e Restauração).

Proprietários do grupo hoteleiro, Fernanda e José Emídio, frente à entrada do Hotel Baía Grande, em Albufeira.
Proprietários do grupo hoteleiro à entrada do Hotel Baía Grande, Albufeira. ©Catarina Emídio

Ambos os hotéis estão classificados com quatro estrelas, sendo constituídos por spa, piscina interior, ginásio, zona de lazer e crianças, uma localização em cima do mar e, segundo os comentários inseridos nas plataformas TripAdvisor e Booking, “os colaboradores são simpáticos e muito prestativos”.

Trata-se de um grupo hoteleiro de dimensão mediana mas que conta com a família toda dentro no negócio. Segundo Fernanda Emídio, proprietária do grupo, “o nosso filho mais velho já se encontra a trabalhar connosco há mais de 10 anos e neste momento é quem mais gere o Hotel Baía Cristal. E o nosso outro filho está a tirar o curso de hotelaria para que um dia possa gerir também o negócio de família”.


Conteúdo produzido por: Catarina Emídio, Filipe Cardoso e Mayara Longo, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura de Comunicação Social e Cultural.