MODALISBOA: 50 Edições de Inspiração

Lisboa Fashion Week está de volta para a 50 ª edição com a apresentação das coleções outono/inverno 2018/2019, de 8 a 11 de março de 2018, no Pavilhão Carlos Lopes. Esta edição com o lema criar para sempre, fica marcada pela criatividade, imprevisibilidade e irreverência.


Mais do que produzir moda, existe a vontade de procurar novos paradigmas que potenciem o futuro da moda em Portugal. Um projeto comemorativo que deseja “potenciar o reconhecimento do design nacional, fazendo crescer a notoriedade e o negócio de designers, empresas e profissionais”, segundo a organização. O desafio proposto é olhar para o mundo noutra perspetiva, com a apresentação de novas tendências. “Criar para sempre” tem o objetivo de eternizar o melhor que se faz em Portugal e por isso são convidados 18 designers e as 8 aposta da ModaLisboa, o Sangue Novo, que visa estimular o aparecimento de novos designers e que ajudam na construção do futuro e da Moda. Uma visão heterogénea da moda que resulta num espetáculo único de 19 desfiles.

Para provar a intemporalidade da ModaLisboa, são inspirativos os temas escolhidos pelos estilistas como os anos vinte, de Duarte, as auroras boreais de Gonçalo Peixoto, o sexto sentido de Filipe Faísca e até uma mulher inspirada no guarda-roupa da avó por David Ferreira. Já a designer Olga Noronha, contempla-nos com uma releitura sobre a “Incerteza Inquietante” do psicanalista Freud, onde o humano é confrontado com uma realidade fruto do seu imaginário, como num museu de cera, ou, neste caso, na sua própria passerelle. As homenagens de Nuno Gama são o ponto de destaque desta 50ª edição. A ModaLisboa promete voltar com “novos caminhos, novos locais e novos cenários” sempre inovadores e surpreendentes.

Foto de capa: © MODALISBOA/PHOTOGRAPHY UGO CAMERA.

This slideshow requires JavaScript.


Conteúdo produzido por Catarina Penedo, Joana Sancho, Filipa Branco, Catarina de Jesus e Joana Alves, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital, da licenciatura em Comunicação Cultural e Social.