Natal Tropical

O Natal é uma época festiva normalmente associada ao frio e à neve. No entanto, nos países tropicais é passado com temperaturas altas, fugindo ao padrão natalício. Fomos conhecer alguns locais onde o Natal é passado com os pés na areia.


This slideshow requires JavaScript.

Brasil

No Brasil a maior diferença que se encontra, relativamente ao Natal de Portugal, para além do calor, é a tradicional ceia. Neste país é costume comer-se peru na ceia de Natal. Para além disso come-se arroz com frutas cristalizadas, farofas (comida típica brasileira), saladas e maionese de batata (prato típico brasileiro). Também se comem muitos panetones e chocotones nesta época. Mas a grande tendência são mesmo os chocotones trufados. Outra tradição no Natal brasileiro é o que o canal Globo transmite. Se em Portugal não pode faltar um Sozinho em Casa, no Brasil transmitem sempre um concerto do Roberto Carlos, naquilo a que chamam de Especial de Natal. A hora de abrir as prendas varia de família para família. Mahayla Haddad, uma jovem brasileira com quem falámos, conta-nos que a sua família abre as prendas antes da meia noite. Às doze badaladas abrem o champanhe, uma prática muito comum no Brasil devido ao calor. De resto, as decorações e tradições de Natal são muito semelhantes às portuguesas. Até o Papai Noel se veste com o tradicional barrete e casaco quentes. Mahayla conta-nos que é o seu tio que se costuma vestir de Pai Natal e que este “quase morre de calor todos os anos”.

Dubai

Localizado num país muçulmano, no Dubai o Natal não é uma festa celebrada pelos autóctones. Como tal, as celebrações são sobretudo viradas para os turistas e emigrantes ocidentais. Com temperaturas elevadas o ano inteiro, o mês de dezembro não é exceção para idas à praia. Os locais aproveitam esta época festiva para impulsionar os seus negócios em mercados locais.

Miami

Com um clima exótico e tropical, em Miami as pessoas também se deixam contagiar pelo calor e vão celebrar o Natal na praia. Segundo nos conta Susana Barboza, uma prática recorrente é as pessoas vestirem-se de Pai Natal ou utilizarem adereços alusivos à época para irem à praia. Normalmente optam por comemorar fora de casa, mas em família.


Conteúdo produzido por: Andreia Monteiro, Mariana Magalhães, Miguel Gonçalves, Sara Franco e Sara Miranda, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.