Pica Pau Woodcraft

Venha descobrir a marca criada por três jovens portugueses, que está a revolucionar o mercado da moda em Portugal. Usando os materiais mais ecológicos desenvolveram produtos únicos que pretendem inovar a maneira como os acessórios de moda são construídos hoje em dia.


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Com o objetivo de explorar projetos de jovens empreendedores portugueses, encontramos o Manuel, o Frederico e o Pedro. Decidiram criar a sua marca de óculos e revolucionar o mercado com o seu novo produto. A Pica Pau Woodcraft é uma marca portuguesa, que já conta com 22 mil likes no Facebook, tendo como missão introduzir os conceitos do bambu e da madeira em acessórios e peças de decoração, substituindo materiais tradicionais como o plástico e o metal por alternativas mais ecológicas e sustentáveis. Os seus produtos tentam ligar uma consciencialização ambiental a um design inovador que remete a sensações naturalistas, não perdendo o foco das recentes modas, conciliando um estilo próprio e elegante com uma posição social vanguardista e ecológica. Para ficarmos a conhecer melhor a marca, decidimos falar com os três criadores com o objetivo de perceber o desenvolvimento na sua fase inicial, os projetos para o futuro, entre outros aspetos.

A ideia surgiu de três amigos e colegas de universidadede, Manuel Dias da Silva, Frederico Carvalho Fernandes e Pedro Leão.  Mais propriamente  a PicaPau Woodcraft “surgiu após um de nós ter sabido da existência dos óculos de sol de madeira e querer adquiri-los para uso próprio”, conta Manuel Dias da Silva. Apenas existia uma loja física em Lisboa com óculos deste tipo, mas que apenas revendia a um preço altíssimo óculos de outras marcas internacionais. Foi aí que os três jovens empreendedores decidiram criar uma loja online, onde não tendo que incorrer em custos fixos, puderam oferecer um preço bastante mais baixo com a mesma qualidade.

Quando questionado acerca da faixa etária, Manuel acredita que “qualquer um gostaria de utilizar acessórios em madeira, mas sendo uma loja online, focamo-nos mais no público que está mais ligado à tecnologia, que está presente nas redes sociais e que costuma fazer compras através da internet”.

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A madeira é uma alternativa sustentável e ecológica com características únicas. Não existem dois modelos iguais. Cada peça de madeira tem as suas peculiaridades, os cortes e o padrão da madeira diferem de peça para peça, fazendo com que cada produto tenha um rasgo único e diferente. Dentro das marcas de óculos, a principal diferença dos óculos da Pica Pau é o material utilizado na sua fabricação, a madeira. A diferença para as outras marcas de óculos de madeira está no design inovador e um preço significativamente inferior, apresentando lentes polarizadas e utilizando vários tipos de madeira de alta qualidade.

Esta marca é relativamente recente, contudo, o break-even point foi alcançado cerca de dois meses depois da abertura da marca, sendo todos os lucros reinvestidos na promoção da marca e na expansão do negócio. Manuel falou-nos das expectativas do negócio: “Tendo em conta as expectativas iniciais, os números obtidos na fase inicial foram muito positivos. Sem ter ainda a loja online em funcionamento, conseguimos números muito bons vendendo apenas através do Facebook e de alguns mercados esporádicos, como por exemplo o LxMarket ou o Mercado do CCB“.

A publicidade é essencialmente feita através das redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter. Para conseguir suportar estas despesas de publicidade sem necessitar de um grande investimento dos sócios, foram alimentando esta publicidade com as receitas imediatas provenientes das vendas nos mercados. “A reação do público à marca foi muito boa, temos tido um feedback muito positivo por parte dos nossos clientes e do público em geral”, refere Manuel.

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Para o futuro, os três jovens pretendem inovar ainda mais, tendo algumas ideias em mente. Os planos futuros do mercado são a expansão da linha de produtos (mais variedade de produtos em madeira), principalmente no outono e no inverno e Manuel revela, também, que: “Planeamos também a expansão online para o mercado brasileiro, de modo a aumentar o mercado em que operamos mas também no sentido de combater a sazonalidade visto que se encontra no hemisfério sul e as estações diferem”.


Facebook: PicaPau Woodcraft

Site Oficial

Twitter: @PicaPauBrand

Instagram: picapauwoodcraft


Conteúdo produzido por: Duarte Sá Carvalho, Francisco Carrelhas, Margarida Alvim, Manuel Caetano e Miguel Morais, no âmbito da Disciplina de Comunicação Digital das Licenciaturas em Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa.