Como Encontrares o teu Primeiro Estágio?

A Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa oferece diversas oportunidades aos seus alunos para que estes encontrem o seu estágio ideal e sejam bem-sucedidos na sua carreira.

A Faculdade oferece a todos os alunos um Gabinete de Carreiras que os acompanha ao longo dos quatro anos da licenciatura e que lhes oferece três programas. 

-Programa de Mentoria

-Job Sharing

-Job Shop

O primeiro programa tem o nome de “programa de mentoria” e acontece no primeiro semestre do primeiro ano da licenciatura. O novo aluno tem a possibilidade de ter um mentor que por sua vez é um ex-aluno da faculdade. Este “apadrinha” o novo aluno e esclarece-lhe todas as dúvidas que este tenha em relação à profissão. Neste programa, o aluno também tem a possibilidade de acompanhar um dia na vida do seu mentor. Podendo ter a perspetiva de um dia de trabalho na sua área e também tem a oportunidade de fazer networking.

O segundo programa oferecido pelo gabinete de carreiras é o programa job sharing que consiste em diversas palestras e workshops que esclarecem as dúvidas dos alunos relativamente à profissão. 

O terceiro e último programa é o job shop. Este programa está direcionado aos alunos dos últimos anos da licenciatura (terceiro e quarto ano). O job shop é uma feira de emprego realizada durante dois dias em que contém a presença de 61 entidades. Dessas entidades destacam-se as mais conhecidas: plmj, gama gloria, vieira de almeida e associados, abreu advogados, cuatro casas e iuria e menezes e associados.

Para além destes partner ,de firmas de advogados, também contam com a presença de consultorias em que se destaca a kmg, entidades de gestão tais como a pnb pariba e por fim entidades de magistratura tais como o centro de estudos juridiciários.

Foto de Tingey Injury Law Firm na Unsplash

No job shop, os alunos podem dar se a conhecer e conhecer os empregadores dessas entidades, podendo dar em mão o seu currículo (oportunidade de mais uma forma de networking).

Nesta feira sabemos em primeiro mão as datas das candidaturas para os estágios das entidades em questão. Neste sentido, os do terceiro ano conseguem inscrever-se logo nos estágios de verão e os de quarto que estão a terminar a licenciatura chamam-lhes logo para irem estagiar após o término da licenciatura. 

Para além destes três programas, o gabinete de carreiras também organiza várias reuniões e workshops que ajudam os alunos a construir o seu currículo em forma de lay out standard (essa estrutura demonstra que o aluno vem da universidade católica portuguesa).

Os alunos também têm acesso à plataforma católica future law em que são divulgados todos os estágios: de verão, de inverno e para todo o ano. 

No segundo semestre do 3º ano, o aluno também tem a opção de substituir uma cadeira prática por uma “clínica legal” que consiste num estágio, mas sem o título de estágio em que no final a empresa dá uma nota ao aluno de acordo com o seu papel e o aluno no final tem que fazer um relatório acerca da conclusão do estágio.

Para além destes estágios nacionais, os alunos também têm a oportunidade de ter um estágio internacional. Têm as entidades internacionais tais como a ONU, em que o estágio é nos Estados Unidos da América. E quem ganhar o “Mood Court” também tem a possibilidade de estagiar no verão na união europeia. 

Todos estes estágios apresentados têm dois critérios de seleção: as notas e o ano em que o aluno se insere. Neste sentido, a faculdade dá prioridade aos alunos com melhores notas e que estão a frequentar os anos mais acima, ou seja, terceiro e quarto ano.

Se por acaso os alunos quiserem fazer um estágio numa empresa em que a faculdade não têm parceria, o gabinete de carreiras ajuda-os na forma em como estes devem contactar a empresa. Se a empresa não responder ao aluno, a faculdade contacta ela mesma a empresa em prol do aluno.

Palavras Chave: Estágio; Direito; Estudante; Universidade Católica Portuguesa; Sucesso;

Conteúdo produzido por Carolina Cravo, no âmbito da Disciplina Comunicação Digital na Licenciatura em Comunicação Social e Cultural.