No passado dia 17 de abril voltou-se a realizar, no Campo Pequeno em Lisboa, o congresso “O que de Verdade Importa” pelo 5º ano consecutivo. Este ano, contou com a presença de três oradores: Joe Santos, empreendedor, Paulo Azevedo, ator e Pedro García Aguado, ex- atleta olímpico. Os três oradores falaram de desafios e de superação.
O Campo Pequeno voltou a encher-se para mais uma edição do já conhecido congresso “O que de Verdade Importa”. Desde o sucesso da primeira edição e das histórias inspiradoras que ao longo dos anos vão sendo contadas, o congresso, de inscrição gratuita, costuma estar cheio com escolas, jovens e adultos.
Nesta edição a manhã começou com o discurso de Joe Santos, um empreendedor e orador internacional que tem na sua história de vida influência de quatro culturas. Depois de 25 anos ligados à tecnologia e aos negócios, Joe focou-se recentemente em projetos que possam ter um impacto positivo, por isso mesmo, é co-fundador da Vencer Autismo e já ajudou mais de 400 crianças e famílias.
“O impossível depende de mim”
O segundo orador do dia foi Paulo Azevedo. Sem braços e sem pernas devido a um nascimento prematuro, a vida de Paulo foi desde cedo limitada por médicos que previam um futuro difícil. Desde o seu nascimento, a coragem e a determinação ajudaram-no a mostrar que podia ser diferente e viver da melhor maneira com o que tinha. Ator profissional, Paulo, também realiza ações de “coaching” e motivação. “Quero mostrar ao mundo que ser diferente não é sinónimo de ser inferior” é uma das afirmações do orador que relembra à audiência a sua força e perseverança.
Pedro García Aguado foi o último orador desta conferência. Ex-jogador de polo aquático, ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em Atlanta em 1996. Apesar do sucesso, Pedro, envolveu-se no mundo do álcool e drogas e ao fim de um longo processo de superação conseguiu encontrar o seu equilíbrio e hoje, como dirigente de um centro Psicopedagógico em Barcelona, é um exemplo para muitos.
Mónica Barber, directora da fundação em Portugal, conta-nos que a escolha dos oradores é feita através da procura de três histórias diferentes, todas elas com três valores distintos que possam ser transmitidos aos jovens interessados. Revela-nos também que os principais objectivos desta fundação são “transmitir valores universais da humanidade a jovens”
“O que de Verdade Importa” para além de um congresso internacional com presença em Espanha, Portugal, Áustria e América Latina, é também uma fundação com o “objetivo promover o desenvolvimento, a difusão dos valores humanos, éticos e morais universais para o público em geral”.
A primeira edição deste acontecimento realizou-se em Madrid em 2007. Em Portugal o evento realiza-se em Lisboa desde 2014 e no Porto desde 2015. Em conversa com Mónica, esta confirmou-nos que tem como objectivo expandir o seu projecto: “existe um producto de expansão internacional e em Portugal pretendemos trazer novos projectos da Fundação”.
A campanha “A TUA AJUDA TAMBÉM IMPORTA” acontece paralelamente ao evento e é promovida pela fundação com o objetivo de recolher alimentos para pessoas carenciadas.
“O que de Verdade Importa” estará de volta no ano 2019 em Lisboa e no Porto com mais histórias para inspirar.
Conteúdo produzido por Rita Vieira, Francisca Cardoso, Salvador Seixas, Matilde Saraiva, Carolina Cunha no âmbito da disciplina Comunicação Digital da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa.