Marca de água ECO, em parceria com a cadeia de supermercados Pingo Doce, aposta na redução de plástico descartável e assim na proteção do ambiente. Com início em abril de 2018, o projeto está agora em crescimento e conta já com a presença em nove supermercados no território português. O objetivo é claro: reduzir o plástico usado em quantidades excessivas pela cadeia, que com este sistema de garrafas reutilizáveis e duradouras ganha novas perspetivas.
Está em plena atividade o recente serviço que dá aos consumidores a possibilidade de reencher garrafas de água filtradas. Com o custo de enchimento destas garrafas de três litros fixado em apenas dezoito cêntimos (seis cêntimos por litro), o consumidor passará a pagar apenas pela água, sem necessidade de comprar sucessivas garrafas descartáveis que são prejudiciais ao meio ambiente. As garrafas ECO têm o custo de um euro, e além de reutilizáveis têm filtros contra raios Ultravioleta, o que confere à água a manutenção das suas propriedades, como explica o Pingo Doce em comunicado. Na perspetiva da cadeia da empresa Jerónimo Martins, a mesma lança um conceito inovador ao associar-se à marca ECO, que se torna desta forma muito acessível e vantajosa para o consumidor.
Catarina Santos, gerente da loja Pingo Doce em Azinhaga das Galhardas, confrontada com a questão de o Pingo Doce ganhar um fator de diferenciação em relação aos restantes concorrentes por ter esta iniciativa, considerou que “…é muito vantajoso do ponto de vista financeiro passar a adquirir água nos nossos supermercados, é uma estratégia de poupança para qualquer cliente. O preço de seis cêntimos por litro supera a oferta dos nossos concorrentes”. Já quanto a esta iniciativa poder despertar o interesse dos concorrentes em seguirem o mesmo rumo, Catarina afirmou “Espero que o façam. Todos sabemos que as águas engarrafadas têm os seus processos de produção que implicam custos, e acredito que esta ideia possa ter aderência nas outras cadeias tal como tem no Pingo Doce”. A gerente ainda afirmou que este tipo de projectos são benéficos para o ambiente, e que apesar de ao início as pessoas terem ficado reticentes, a afluência é agora muito grande. Já do lado do consumidor, Carolina Fernandes, aluna da Universidade Católica Portuguesa (UCP), achou “ muito engraçada e uma ideia completamente diferente, a primeira vez que vi achei logo inovador também por a água ser filtrada”. Ainda fez declarações no sentido do impacto deste conceito: “Sem dúvida que por estar integrada numa cadeia enorme como o Pingo Doce acaba por ter outra visibilidade. Eu própria descobri por causa do Pingo Doce. Se fosse apenas mais uma marca de água independente, como há tantas, não teria este impacto”.
Numa altura em que o consumo do plástico deve ser repensado, o negócio ECO está cada vez mais a crescer e a confirmar o seu sucesso, como comprova a estimativa de cerca de 2,5 milhões de euros de faturação neste primeiro ano. De acordo com a marca, já foram poupadas mais de 30.000 garrafas de plástico, números animadores porém ainda insuficientes visto que por minuto são vendidas um milhão de garrafas de plástico em Portugal, a maioria não reciclada.
Conteúdo produzido por: Pedro Villas Boas, Sara Martins, Madalena D’orey e Bernardo Pereira, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.