Devido à crise económica que se vive no nosso país, muitos portugueses, principalmente jovens, têm investido muito do seu tempo no empreendorismo. Para isso são criadas diversas iniciativas que têm como objetivo ajudar os novos empreendedores a desenvolverem não só o seu negócio como também as suas capacidades em atividades empreendedoras. Em Lisboa, apresentamos a StartUp Lisboa Tech.
Cediada na Rua da Prata, nº 81, esta iniciativa é apoiada pelo Múnicipio de Lisboa, pelo Banco Montepio e pela Agência Portuguesa para a Competitividade de Invocação. É uma associação privada, não lucrativa, que proporciona aos empreendedores/empresários os espaços e meios necessários para que possam crescer o seu negócio, bem como uma estrutura de apoio.
Para além disso, a StartUp Lisboa Tech oferece aos seus empreendedores a oportunidade de comunicar com diferentes investidores e empresários de sucesso através da sua rede de mentoring, de apoio com negócios redes e com ligações a parceiros estratégicos.
Desde que abriu portas em 2012, a StartUp Lisboa Tech já ajudou mais de 200 startups a darem os seus primeiros passos no mundo dos negócios. Mais de 30% das empresas que se candidataram a esta inicitativa contam já com um negócio rentável e “com pernas para andar”. Atualmente, auxiliam 80, estando metade deles inseridos no meio virtual.
Muitas destas empresas estão, neste momento, a competir pelo seu espaço no mercado nacional. O que é certo é que estas startups saem deste programa com todo o tipo de conhecimentos e ajudas que permitirão alcançar um patamar de topo no panorama português. Desde como ensinar miúdos e graúdos a programar, passando pela criação e desenvolvimento de videojogos e até maneiras das famílias portuguesas “pouparem uns trocos”, o leque de empresas que saíram da StartUp Lisboa Tech é diversificado.
Conteúdo produzido por: Pedro Martins, Sebastião Meess, Guilherme Tavares no âmbito da UC de Comunicação Digital da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural.