IMAGO, é uma marca portuguesa criada por dois irmãos e um primo, que se orgulha por ser diferente e reinventar a moda a nível nacional. É um projecto recente, que na sua primeira coleção se concentrou na criação de t-shirts, mas que para este ano tem o objetivo de diversificar a oferta e de abrir portas a nível internacional.
Foi em junho de 2017 que Frederico Telo propôs ao seu irmão mais velho, Zé, a criação de uma marca. Convidaram também o seu primo Vasco, por ser o mais criativo da família, e juntos começaram a criar aquilo que viria a originar a IMAGO.
Frederico com 20 anos e Zé com 23 escolheram o nome “IMAGO” por significar ‘imagem’ em latim, já que a ideia inicial era a produção de t-shirts com imagens de caras. Devido à baixa procura neste produto reinventaram-se, mantendo o nome, mas mudando o conceito. Ambicionavam criar uma marca completamente diferente e alternativa em relação a todas as outras que viam no mercado.
Em entrevista, Zé Telo conta-nos que “gostamos de ser diferentes e queríamos transmitir aos nossos clientes que ser diferente não é mau. É um sonho que temos desde sempre, sempre sonhei em ver pessoas vestidas com ideias que surgissem da minha cabeça”.
Não foi fácil, como nos revela Zé Telo: “Ao início foi uma batalha, tivemos problemas com os fabricantes e distribuidores, mas não foi esse fator que nos deitou a baixo. Continuamos à procura de distribuidores que quisessem trabalhar connosco e fabricar as nossas peças e logo de seguida surgiu alguém interessado”. Foi então aí que se começou a fazer magia. A ideia era criar algo único e fora do vulgar. “Eu adoro arriscar, adoro ser diferente e é essa a ideia que gostava de transmitir aos meus clientes através das minhas t-shirts”.
Os dois irmãos procuram padrões alternativos, “normalmente onde nos baseamos mais são em marcas australianas, pois essas sim são as que conseguem destacar-se por serem as marcas mais invulgares e diferentes de todas as outras”. Tiram ideias dessas marcas, através do Instagram, mas também através de influencers ou através dos sites oficiais. Revela-nos também que já retiraram algumas ideias de roupas que vêm na rua e que de alguma forma os inspira, “também já aconteceu passar por mim alguém com uma -tshirt que chamou a minha atenção e me ajudou a criar novas ideias para a minha coleção”.
Mas para estes dois irmãos ainda há lugar para mais: “Temos já vários planos para o futuro, vamos agora lançar uma nova coleção que deve estar quase a sair e através do rendimento da última coleção conseguimos duplicar esta nova”. Para a nova coleção, as t-shirts deixaram de ser a única peça a ser vendida na IMAGO, os bonés são uma novidade. “Os nossos bonés são muito simples e discretos. A maior parte deles são de uma só cor e têm apenas o slogan da marca de lado. Decidimos fazê-los assim, pois muitas vezes ser simples também é ser diferente”.
Futuramente, têm a ambição de fabricar camisas, mas Zé confirmou que “apenas quando o rendimento começar a ser mais elevado é que nos podemos concentrar no fabrico de camisas. É um dos nossos objetivos para o futuro, mas gostamos de fazer as coisas com calma e uma coisa de cada vez. Não somos pessoas que se atiram de cabeça, por isso não temos pressa”.
A internacionalização da marca é algo que também está a ser feito, “Temos muito interesse em internacionalizar a marca, pois quanto mais pessoas puderem seguir os nossos ideais e vestir a nossa marca, melhor. Queremos fazer com que o nosso lema se torna realidade: FROM LISBON TO THE WORLD“.
Actualmente, Zé Telo está a realizar o Mestrado em Barcelona e aproveitou o facto de viver fora de Lisboa para começar a negociar com possíveis investidores. “Barcelona é para mim das melhores cidades para começarmos com a internacionalização. Uma cidade cheia de vida e sempre rodeada de pessoas, especialmente pessoas que gostam de ser diferentes e possíveis amantes da nossa marca”.
Estão neste momento a tentar negociar com algumas concept stores para começarem a vender as suas peças no país vizinho. O Sul de Itália também é um dos possíveis sítios onde poderão começar a vender as suas peças, Zé assegura-nos que é uma questão de tempo até se tornar real.
Depois do lançamento da primeira coleção, os irmãos Telo estão apenas à espera dos últimos detalhes para lançarem a sua segunda coleção ao público, uma coleção que promete trazer “muitas novidades, muita diversidade de peças, o começo do negocio dos bonés e, acima de tudo, muita criatividade e único”. Todas as novidades serão publicadas no Instagram oficial da marca assim como no site.
Conteúdo produzido por Rita Vieira, Francisca Cardoso, Salvador Seixas, Matilde Saraiva, Carolina Cunha no âmbito da disciplina Comunicação Digital da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa.