Em Abril de 2017, surge a MAJU, uma marca de roupa de praia e fitness lançada pelas jovens Caldenses Joana Casimiro e Margarida Sousa. Aquilo que começou por ser apenas um hobbie para ambas, tornou-se num projeto empreendedor, situado, atualmente, no edifício do Caldas Empreende.
Embora, desde sempre, tenham tido um espírito empreendedor, as jovens nunca pensaram em criar a MAJU. Porém, quando terminaram a faculdade “surgiu a ideia e a oportunidade para lançarmos a nossa própria marca de roupa de praia”, explicam Joana e Margarida.
Tudo começou com um projeto de garagem, no qual produziam modelos, para si e para amigas, através de um único molde criado pelas mesmas. O intuito era claro: criar fatos-de-banho e biquínis para utilização própria. Contudo, devido ao aparente sucesso, as jovens decidiram dar um passo em frente e tornar um simples entretém, no seu próprio negócio.
Porém, uma vez que não tinham formação na área, todas as peças iniciais foram confecionadas por tentativa erro. E, de forma a produzirem peças para todos os tamanhos, Margarida e Joana recorreram a algumas amigas, com diferentes tipos de corpos, para conseguirem então produzir os modelos definitivos.
Assim, com uma grande parte do caminho já feito, contam que recorreram novamente às suas amigas, pedindo às mesmas para servirem de modelos fotográficos.
Repare-se que, tal como a maioria das novas marcas, a MAJU também recorreu a digital influencers, como a Joana Sequeira (youtuber) e a Marta Melo (atriz), para que a marca conseguisse ultrapassar as barreiras da cidade-berço, Caldas da Rainha.
Apesar de jovens e em início de carreira, as fundadoras da marca não obtiveram nenhum tipo de apoios externos (monetários) e referem que a principal dificuldade sentida é o facto de o mercado ser sazonal, uma vez que as pessoas apenas consideram a compra de roupa de praia nos meses de verão. Ainda assim, a marca de sucesso vendeu cerca de 400 peças nos últimos 6 meses.
Mas o que distingue a MAJU das restantes marcas de fatos de banho?
A grande diferença é que a MAJU permite à cliente personalizar a sua peça, tendo disponíveis 5 modelos de fatos de banho e 4 de biquínis, contando , ainda, com quase 100 padrões diferentes, que podem ser combinados a gosto.
Aos jovens empreendedores com vontade de iniciar um novo projeto, Joana e Margarida aconselham que estes “se mantenham originais e que se foquem no objetivo, pondo-se sempre do lado do consumidor”. Referem ainda que é imprescindível saber ouvir críticas construtivas, mas nunca esquecendo a necessidade de filtrar as opiniões. Por fim, frisam que é imprescindível estar em constante evolução e que trazer novidades é crucial para o negócio. Contudo, importa ter consciência que a evolução tem de ser gradual e que “não se pode querer dar um passo maior que a perna”.
Conteúdo produzido por: Carolina Alves, Catarina Carvalho, Inês Zenida, Maria Eduarda Pita, Sofia Rufino, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.