Em Abril de 2017, surge a MAJU, uma marca de roupa de praia e fitness lançada pelas jovens Caldenses Joana Casimiro e Margarida Sousa. Aquilo que começou por ser apenas um hobbie para ambas, tornou-se num projeto empreendedor, situado, atualmente, no edifício do Caldas Empreende.
![Letras coloridas que juntas formam a palavra "Maju", e o expositor com os tecidos disponíveis.](http://digitalhub.fch.lisboa.ucp.pt/wp-content/uploads/2018/05/Maju.jpg)
(Foto cedida pela MAJU)
Embora, desde sempre, tenham tido um espírito empreendedor, as jovens nunca pensaram em criar a MAJU. Porém, quando terminaram a faculdade “surgiu a ideia e a oportunidade para lançarmos a nossa própria marca de roupa de praia”, explicam Joana e Margarida.
Tudo começou com um projeto de garagem, no qual produziam modelos, para si e para amigas, através de um único molde criado pelas mesmas. O intuito era claro: criar fatos-de-banho e biquínis para utilização própria. Contudo, devido ao aparente sucesso, as jovens decidiram dar um passo em frente e tornar um simples entretém, no seu próprio negócio.
![Porta 9, gabinete onde está sediada a marca, no edifício do Caldas Empreende.](http://digitalhub.fch.lisboa.ucp.pt/wp-content/uploads/2018/05/Artigo_Template_V-1.jpg)
Porém, uma vez que não tinham formação na área, todas as peças iniciais foram confecionadas por tentativa erro. E, de forma a produzirem peças para todos os tamanhos, Margarida e Joana recorreram a algumas amigas, com diferentes tipos de corpos, para conseguirem então produzir os modelos definitivos.
![Recorte do molde para a criação de um fato de banho.](http://digitalhub.fch.lisboa.ucp.pt/wp-content/uploads/2018/05/molde.jpg)
(Foto cedida pela MAJU)
Assim, com uma grande parte do caminho já feito, contam que recorreram novamente às suas amigas, pedindo às mesmas para servirem de modelos fotográficos.
Repare-se que, tal como a maioria das novas marcas, a MAJU também recorreu a digital influencers, como a Joana Sequeira (youtuber) e a Marta Melo (atriz), para que a marca conseguisse ultrapassar as barreiras da cidade-berço, Caldas da Rainha.
Apesar de jovens e em início de carreira, as fundadoras da marca não obtiveram nenhum tipo de apoios externos (monetários) e referem que a principal dificuldade sentida é o facto de o mercado ser sazonal, uma vez que as pessoas apenas consideram a compra de roupa de praia nos meses de verão. Ainda assim, a marca de sucesso vendeu cerca de 400 peças nos últimos 6 meses.
![Mostruário dos fatos de banho, com vários modelos e uma das toalhas rosa pendurada.](http://digitalhub.fch.lisboa.ucp.pt/wp-content/uploads/2018/05/biquioni.jpg)
(Foto cedida pela MAJU)
Mas o que distingue a MAJU das restantes marcas de fatos de banho?
A grande diferença é que a MAJU permite à cliente personalizar a sua peça, tendo disponíveis 5 modelos de fatos de banho e 4 de biquínis, contando , ainda, com quase 100 padrões diferentes, que podem ser combinados a gosto.
![Margarida, uma das fundadoras da marca, a coserem uma peça de swimwear.](http://digitalhub.fch.lisboa.ucp.pt/wp-content/uploads/2018/05/maquina.jpg)
(foto cedida pela MAJU)
Aos jovens empreendedores com vontade de iniciar um novo projeto, Joana e Margarida aconselham que estes “se mantenham originais e que se foquem no objetivo, pondo-se sempre do lado do consumidor”. Referem ainda que é imprescindível saber ouvir críticas construtivas, mas nunca esquecendo a necessidade de filtrar as opiniões. Por fim, frisam que é imprescindível estar em constante evolução e que trazer novidades é crucial para o negócio. Contudo, importa ter consciência que a evolução tem de ser gradual e que “não se pode querer dar um passo maior que a perna”.
Conteúdo produzido por: Carolina Alves, Catarina Carvalho, Inês Zenida, Maria Eduarda Pita, Sofia Rufino, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.