Novas escolhas, novos hábitos

Cada vez mais as pessoas escolhem ser vegetarianas à procura de uma vida mais saudável, o que implica deixar de parte a carne e o peixe. Mas quão difícil é deixar os hábitos que nos incutiram desde pequeninos? A carne e o peixe são alimentos ricos em proteínas sendo que a solução não será excluí-los da nossa alimentação mas sim, encontrar substitutos mais saudáveis.

Créditos: textualweb.com
CC by Sarah Williams // TextualWeb

A crescente tendência do vegetarianismo tem vindo a ser mais significativa, especialmente por se ter tornado num dos principais objetivos do PAN (Pessoas Animais e Natureza), que consiste em introduzir pelo menos uma refeição vegetariana em todas as cantinas escolares e universitárias, unidades hospitalares, estabelecimentos prisionais e lares. Ao modificar gradualmente, os hábitos alimentares a habituação a uma nova alimentação torna-se bastante mais fácil. A tendência vegetariana tem vindo a crescer nos últimos anos e, segundo a APMP (Associação Portuguesa de Medicina Preventiva) em 2014 foram registadas 200.000 pessoas vegetarianas em Portugal. Nos Estados Unidos, por exemplo, desde 2006 que o consumo e a procura de carne tem vindo a diminuir. 

Apesar de às vezes parecer ser um processo de difícil habituação há pessoas que o conseguem, tal como Madalena Morgado, de 20 anos, que decidiu largar os seus hábitos e tornar-se vegetariana.

Créditos: Madalena Pinto
Madalena Morgado, 20 anos. CC by Madalena Pinto

Qual o principal motivo que te levou a ser vegetariana?

Principalmente por questões de saúde mas também pelo respeito pelos animais. Acho que não faz sentido sujeitar os animais a tanto sofrimento só pelo prazer de comer carne.

Que tipo de alimentos não comes de todo?

Todo o tipo de carne e peixe.

Foi uma mudança de difícil ou de rápida habituação?

Foi de rápida habituação, ou pelo menos não foi difícil. Foi uma mudança gradual: primeiro deixei de comer só carne vermelha, e só passado algum tempo é que deixei de comer carne branca e peixe também.

Sentes algumas diferenças na tua saúde, ou até no teu corpo, desde que fizeste a mudança?

Sim. Sinto que, por exemplo no ginásio, torna-se mais fácil ganhar músculo no corpo. E sinto também que tenho muito mais energia para tudo.

Como é que convencerias as pessoas que não dispensam a carne, a serem vegetarianas?

Primeiro tentava convencê-las a verem documentários sobre o sofrimento dos animais. Depois dizia-lhes que tornarem-se vegetarianas é uma mudança gradual, não é algo que acontece de um dia para o outro, e tentava também convencê-las a informarem-se bem dos alimentos vegetarianos substitutos da carne e do peixe para não terem problemas graves de saúde.

Tal como Madalena, já são muitas as pessoas que tentam mudar, de dia para dia, os seus hábitos alimentares. Seja pela saúde, ou por pena dos animais, o vegetarianismo está cada vez mais na “moda” e opções de ementas e restaurantes é o que não falta.


Conteúdo produzido por: Madalena Pinto, Madalena Tomás, Renata Almeida e Rita Martins no âmbito da unidade curricular de Comunicação Digital, da licenciatura Comunicação Social e Cultural.