Os tempos em que as dietas eram só coisas de mulheres já lá vão. Ultimamente os homens passaram a preocupar-se mais com a saúde e com a forma física, recorrendo mais a ginásios, atividade física e até mesmo com idas a nutricionistas. Esta preocupação que sempre fora mais ligada às mulheres agora também faz parte do dia-a-dia dos homens.
Estão mais atentos ao que colocam nos seus pratos e passaram a ter mais consciência sobre a importância de uma vida/dieta mais equilibrada e saudável. Estivemos à conversa com três homens de diferentes faixas etárias e ainda com um personal trainer e uma nutricionista para nos ajudaram a perceber esta nova “fase” das dietas dos homens.
Numa breve conversa com António Pedro, 55 anos, com Rui Rodrigues, 45 anos, e João Baguecho, 28 anos, conseguimos uma melhor compreensão do ponto de vista dos homens.
Grupo – Com que idade é que se começaram a preocupar com a forma física?
António Pedro – Quando era mais novo preocupava-me com a minha forma física, houve um longo período em que deixei isso de parte. No entanto, ao entrar nos 50 anos repensei o assunto e cheguei à conclusão que tenho de o fazer, não só pela imagem mas principalmente pela saúde.
João Baguecho – Comecei a fazer Desporto muito novo. Com 5 anos já praticava natação passando depois pelo futebol e então depois pelo rugby, desporto que ainda hoje pratico. Mas só com 18 anos é que comecei de facto a preocupar me com a minha forma física pois o desporto que pratico por ser muito físico obriga me a complementar com ginásio e com uma dieta reforçada em hidratos e proteína.
Grupo – Que cuidados é que têm?
Rui Rodrigues– Apesar de não me preocupar muito, tenho sempre o cuidado de ter uma alimentação saudável e equilibrada e não consumir muita “Junk Food”
António Pedro – Ao pequeno almoço tomo apenas uma certa medida de cereais integrais com leite de aveia, ao almoço tento não exagerar nos hidratos mas não tenho tanto cuidado quanto devia, mas para compensar, ao jantar bebo um batido de espinafres e gengibre. Ah! E todas as manhas corro 10 km, é fundamental.
Grupo – Acham que a dieta não tem resultado se não complementado com o exercício físico?
João Baguecho – Concordo absolutamente pois apesar de uma dieta equilibrada nos permitir ter uma vida mais saudável só fica completa com exercício físico. Nem que seja fazer umas meras caminhadas ou corridas de dois em dois dias. É essencial para o nosso bem estar não só físico como mental.
António Pedro – Não acho que não tenha resultado, mas complementado com exercício físico tem muito melhor resultado, sem dúvida alguma, tanto para queimar calorias como para dar forma à gordura existente.
Grupo . Têm em consideração a influência do sono nos hábitos da dieta?
João Baguecho – Confesso que não considero mas tenho a perfeita noção de que noites mal dormidas nos fazem ingerir mais gorduras, pelo menos quando me acontece tenho uma necessidade maior de comer comida não tão saudável no dia seguinte.
Rui Rodrigues – Não conheço que influência tem o sono no preocesso da dieta, a+enas sei que por cada hora de repouso uma pessoa perde um número de calorias, tendo em conta o seu organismo.
António Pedro – Eu não tenho em consideração mas penso que seja fundamental para criar horários e rotinas o que é indispensável para um bom funcionamento do corpo humano.
Catarina Lopes é Nutricionista Clínica, Licenciada em Ciência da Nutrição, em Portugal. Completou o MBA em Gestão Gastronómica em São Paulo, Brasil, em 2013 e deste então frequentou vários cursos e workshops, no intuito de estar sempre informada e atualizada. Antes de terminar a licenciatura decidiu que seria enriquecedor partilhar experiências internacionais com outros profissionais da área, por isso, decidiu fazer Erasmus em Itália e o último semestre da Licenciatura em Brasília, Brasil.
Patrícia – Os homens têm vergonha de assumir que fazem ou de fazer dietas?
Catarina Nutricionista – Na verdade não, sinto que os homens são bastante sinceros.
P- Quais são as principais preocupações dos homens quando vão ás consultas de nutrição?
C.N – Ganho de massa muscular é o maior objectivo.
P- Os homens pedem uma dieta para combinar com o exercício físico/ginásio?
C.N– Sim, cada vez mais têm a noção da importância do exercício num estilo de vida saudável.
P – Normalmente as mulheres é que têm o cuidado em contar calorias e controlar o que comem, acha que hoje em dia os homem têm cada vez mais atenção a esses pormenores?
C.N– Não digo que os homens contem mais calorias que as mulheres, mas estão cada vez mais preocupados com a qualidade da sua alimentação.
P – As dietas são normalmente associadas ás mulheres acha que os homens se preocupam cada vez mais com o corpo/saúde?
C.N- Sim, sem dúvida alguma.
P- Os homens quando vão ao nutricionista uma vez voltam ou ficam apenas pela primeira consulta?
C.N– Normalmente voltam porque começam a ver resultados mais rápidos quando praticam algum tipo de exercício físico.
Entrevista PT Hugo Silva do ginásio Holmes Place Amoreiras
Madalena – Quem utiliza mais o serviço de personal trainer? Homens ou mulheres?
Hugo – No meu caso tenho mais clientes mulheres, acima dos 30/40 anos de idade. No quadro geral do ginásio, diria que é 50/50. Tantos homens como mulheres.
M – Quem combina mais o ginásio com dieta? Homens ou mulheres?
H – Diria que as mulheres continuam a ter mais conhecimento e mais preocupação, apesar dos homens, no geral, terem mais facilidade em cumprir uma dieta para ganhar massa muscular do que as mulheres têm numa dieta para perder peso.
M – Nota diferenças nos últimos anos em termos de adesão ao fitness?
H – Muita!!! Houve um boom enorme na adesão aos ginásios e na preocupação da saúde e da aparência física. Diria que a mudança começou há uns 10 anos
M – Quem se empenha mais, homens ou mulheres?
H: Muito renhido. Hoje em dia a preocupação com a estética e com a saúde é igualmente grande nos dois.
M – O gabinete de nutrição daqui do ginásio tem muitos clientes?
H: Cada vez mais, é um mercado que está a abrir muito.
M -Nos planos de treino que faz enquanto personal trainer, a dieta do cliente tem influência?
H: Muito. O plano de treino é feito em conjunto com um nutricionista após este ter consultado o cliente. Também pedimos sempre confirmação ao gabinete de fisioterapia para garantir a segurança dos exercícios.
No fim podemos concluir que cada vez mais os homens também têm cuidados com o seu corpo, fazendo exercício físico assim como o cuidado na alimentação. Muitas vezes as dietas e alimentação saudável não tem só apenas que ver com um corpo em forma mas sim com um corpo saudável. Tendo em conta que a informação sobre dietas e vida saudável, assim como ginásio está cada mais acessível a mais pessoas. A ajuda dos profissionais é uma mais valia, tudo tem de ser feito com acompanhamento pois cada pessoa é diferente e precisa de apoio personalizado.
Conteúdo produzido por : Patrícia Santos, Inês Mata, Madalena Maltez, Andreia Rodrigues e Luísa Águas, no âmbito da UC de Comunicação Digital da Licenciatura de Comunicação Social e Cultural.