Moda e os seus padrões de beleza são um dos aspetos que mais influenciam a vida das pessoas. Mas será que também impactam quem mais nos inspira ?
INFLUENCERS INFLUENCIÁVEIS
As influencers tornaram-se recentemente as modelos das marcas, as cabeças de cartaz que promovem as novas campanhas. E se acham que por isto estas campanhas estão mais próximas do público por substituírem modelos por pessoas comuns, enganam-se.
Em entrevista a Carolina Mirante, a estilista e coordenadora de moda revela que
“Cada vez mais marcas estão a colaborar com influencers para obterem uma vantagem num mercado atualmente sobrelotado” acrescenta:
“A moda é um reflexo de quem somos, como tal, para as influencers a moda é uma forma de expressão e de criatividade e uma oportunidade para as mesmas se afirmarem no mundo e sentirem que fazem parte de algo significativo.”
Como revela a revista Fashion United as influencers de moda aparecem cada vez mais em revistas onde mostram a sua aparência, o que vestem, como vestem e o tamanho que usam; mas será as influencers pões um like nos padrões das passerelles?
INFLUENCERS DE 50 QUILOS
A moda cria uma quantidade significativa de falta de autoestima nos seus consumidores, tem um impacto profundo na imagem corporal de muitas influencers, pois projeta que ser magro é quase que essencial se queres que o vestuário te assente bem conta-nos a coordenadora de moda portuguesa, que se refere a este aspeto como sendo “O lado mais obscuro da moda”.
Perspetivas como estas são prejudiciais para a saúde mental das influencers que seguem o exemplo das modelos de passerelle, sujeitando-se a dietas rígidas que podem levar a distúrbios alimentares e desnutrição.
“O porquê de o fazerem é simples, fazem-no em nome da moda, do que consideram ser estético e para aprovação social.”
A moda faz com que as influencers tentem construir um estilo de vida em que a aprovação da sociedade é o objetivo.
HIPOCRISIA DO PLUS SIZE
O plus size existe; pena a moda não o seguir. Nos small business, nas lojas online e nas revistas cor de rosa o conceito de plus size está tão presente como a hipocrisia da aplicação do conceito.
Qual o sentido de existir um conceito se maioria das marcas recusa em implementa-lo? Apesar de nos dias de hoje a ideia de todos os corpos serem belos estar cada vez mais presente, nas passerelles e publicações das redes sociais são ainda as modelos magras e esculpidas que são as cabeças de cartaz das grandes marcas, e Portugal não é exceção.
Se a relação com o peso é uma preocupação para a maior parte das pessoas comuns, então na indústria da moda e no mundo das redes socias deixa de ser uma preocupação e passa a ser um problema.
A indústria da moda tem e sempre teve uma enorme responsabilidade na mensagem que passa para os jovens acerca do tipo de corpo que prepondera.
GORDURA OU FORMUSURA ?
A verdade é que é raro uma mulher com curvas seja vista nas campanhas de publicidade das grandes marcas. Tem vindo a acontecer cada vez mais; mas quando em comparação com as mulheres esguias o número é ofensivo. Barbara Palvin, 1,72 mts e 55 quilos em 2018 foi anunciada como a modelo plus size da marca mais conhecida de lingerie Victoria Secret. Simples contas de IMC permitem entender que o seu valor encontra-se abaixo de vinte, ou seja Barbara Palvin a modelo Plus Size da Victoria Secret está abaixo do peso.
Não nos surpreende sendo o mundo das passerelles, vamos então passar para o mundo das influencers.
CASO REAL DA VIDA REAL
Margarida Domingues 21 anos, 55 quilos e 17 mil seguidores no seu Instagram, admite que para quem tem algum tipo de interesse na moda o seu peso e imagem não deveriam ter influencia:
“Sinto que a sociedade, ainda, não evoluiu nesse sentido. Todavia, o peso e a imagem não deviam ter influência no interesse pela moda. A moda encontra-se ligada a um ideal de magreza excessiva e a uma imagem de “beleza” quando a beleza é algo subjetivo.”
Sabe que tem uma responsabilidade pela sua grande exposição e por isso mesmo não se pesar, não alterar os cuidados consigo, e até por vezes não colocar filtros nos stories constituem parte dessa responsabilidade: a responsabilidade de passar a verdade.
“Tenho a responsabilidade em tentar mostrar que sou uma pessoa real.”
Confessa que adora praticar desporto, algo que partilha no seu instagram; mas enquanto mostra este lado também mostra que se alimenta de tudo: legumes, hidratos, frutas, doces.
Margarida é o equilíbrio entre a saúde e o amor próprio. Se calhar as influencers não são assim tão influenciáveis.
Conteúdo produzido por Maria Rato, Mariana Leonardo, Marta Marques e Marília Santos, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.