Peso da Moda no Mundo das Influencers

Moda e os seus padrões de beleza são um dos aspetos que mais influenciam a vida das pessoas. Mas será que também impactam quem mais nos inspira ?

Jovem rapaz de polo roxo e óculos a costurar num atelier em meio a várias máquinas de costura.
Rapaz a trabalhar junto a uma máquina de costura, num atelier. ©Fashion Design” by WorldSkills UK is licensed under CC BY 2.0

INFLUENCERS INFLUENCIÁVEIS

    As influencers tornaram-se recentemente as modelos das marcas, as cabeças de cartaz que promovem as novas campanhas. E se acham que por isto estas campanhas estão mais próximas do público por substituírem modelos por pessoas comuns, enganam-se.

Em entrevista a Carolina Mirante, a estilista e coordenadora de moda  revela que 

“Cada vez mais marcas estão a colaborar com influencers para obterem uma vantagem num mercado atualmente sobrelotado” acrescenta:

“A moda é um reflexo de quem somos, como tal, para as influencers a moda é uma forma de expressão e de criatividade e uma oportunidade para as mesmas se afirmarem no mundo e sentirem que fazem parte de algo significativo.”

    Como revela a revista Fashion United as influencers de moda aparecem cada vez mais em revistas onde mostram a sua aparência, o que vestem, como vestem e o tamanho que usam; mas será as influencers pões um like nos padrões das passerelles?

INFLUENCERS DE 50 QUILOS

     A moda cria uma quantidade significativa de falta de autoestima nos seus consumidores, tem um impacto profundo na imagem corporal de muitas influencers, pois projeta que ser magro é quase que essencial se queres que o vestuário te assente bem conta-nos a coordenadora de moda portuguesa, que se refere a este aspeto como sendo “O lado mais obscuro da moda”.

 Close up à zona da barriga de uma pessoa que está a usar uma tshirt preta e calças de fato de treino cinzentas. A tshirt está puxada para cima pois pessoas está a medir a cintura com uma fita métrica, enquanto segura uma taça com uma salada.
Jovem a medir a sua cintura com uma fita métrica, enquanto segura uma taça com salada. ©”Appetite bowl centimeter – Credit to https://homegets.com/” by homegets.com is licensed under CC BY 2.0

Perspetivas como estas são prejudiciais para a saúde mental das influencers que seguem o exemplo das modelos de passerelle, sujeitando-se a dietas rígidas que podem  levar a distúrbios alimentares e desnutrição.

“O porquê de o fazerem é simples, fazem-no em nome da moda, do que consideram ser estético e para aprovação social.”

   A moda faz com que as influencers tentem construir um estilo de vida em que a  aprovação da sociedade é o objetivo.

HIPOCRISIA DO PLUS SIZE

   O plus size existe; pena a moda não o seguir. Nos small business, nas lojas online e nas revistas cor de rosa o conceito de plus size está tão presente como a hipocrisia da aplicação do conceito.

Qual o sentido de existir um conceito se maioria das marcas recusa em implementa-lo? Apesar de nos dias de hoje a ideia de todos os corpos serem belos estar cada vez mais presente, nas passerelles e publicações das redes sociais  são ainda  as modelos magras e esculpidas que são as cabeças de cartaz das grandes marcas, e Portugal não é exceção.

Se a relação com o peso é uma preocupação para a maior parte das pessoas comuns,  então na indústria da moda e no mundo das redes socias deixa de ser uma preocupação e passa a ser um problema.

    A indústria da moda tem e sempre teve uma enorme responsabilidade na mensagem que passa para os jovens acerca do tipo de corpo que prepondera.

GORDURA OU FORMUSURA ?

    A verdade é que é raro uma mulher com curvas seja vista nas campanhas de publicidade das grandes marcas. Tem vindo a acontecer cada vez mais; mas quando em comparação com as mulheres esguias o número é ofensivo. Barbara Palvin, 1,72 mts e 55 quilos em 2018 foi anunciada como a modelo plus size da marca mais conhecida de lingerie Victoria Secret. Simples contas de IMC permitem entender que o seu valor encontra-se abaixo de vinte, ou seja Barbara Palvin a modelo Plus Size da Victoria Secret está abaixo do peso.

Modelo Barbara Palvin, com uma parte de cima branca, cabelo apanhado e batom vermelho. Ela está centrada na imagem e aparece numa rua rodeada de edifícios.
Modelo e atriz húngara Barbara Palvin. © “2018-barbara-palvin-hd-es-3840×2160” by DriftaBeatz.com is licensed under CC BY-SA 2.0

Não nos surpreende sendo o mundo das passerelles, vamos então passar para o mundo das influencers.

CASO REAL DA VIDA REAL

   Margarida Domingues 21 anos, 55 quilos e 17 mil seguidores no seu Instagram,  admite que para quem tem algum tipo de interesse na moda o seu peso e imagem não deveriam ter influencia:

Rapariga com uma parte de cima sem alças prateada, uma saia preta com botões na parte da frente e ténis brancos. Esta está de pé em frente a uma parede azul e uma porta de madeira escura e também são visíveis os detalhes das pedras da calçada que está a pisar.
Influencer portuguesa Margarida Domingues. ©Maria Rato

“Sinto que a sociedade, ainda, não evoluiu nesse sentido. Todavia, o peso e a imagem não deviam ter influência no interesse pela moda. A moda encontra-se ligada a um ideal de magreza excessiva e a uma imagem de “beleza” quando a beleza é algo subjetivo.”

Sabe que tem uma responsabilidade pela sua grande exposição e por isso mesmo não se pesar, não alterar os cuidados consigo, e até por vezes não colocar filtros nos stories constituem parte dessa responsabilidade: a responsabilidade de passar a verdade.

“Tenho a responsabilidade em tentar mostrar que sou uma pessoa real.”

    Confessa que adora praticar desporto, algo que partilha no seu instagram; mas enquanto mostra este lado também mostra que se alimenta de tudo: legumes, hidratos, frutas, doces.

    Margarida é o equilíbrio entre a saúde e o amor próprio. Se calhar as influencers não são assim tão influenciáveis.


Conteúdo produzido por Maria Rato, Mariana Leonardo, Marta Marques e Marília Santos, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.