Professor do ensino primário lança aplicação pedagógica para TV

A Vodafone TV, em parceria com a Carbon, lançou no início deste ano lectivo a primeira aplicação que alia a televisão ao estudo.


Imagens da aplicação Studo ©AlfredoBeleza/technet
Imagens da aplicação Studo ©AlfredoBeleza/technet

A Studo é uma aplicação pedagógica idealizada por João Tiago Martins, professor do ensino básico. Desafia os alunos do primeiro ciclo a resolverem trabalhos escolares para depois conseguirem aceder aos seus programas preferidos. A aplicação bloqueia o acesso à televisão e o acesso a esta só é possível depois dos exercícios estarem resolvidos.

No 26º Congresso da APDC (sessão ignite), João Tiago Martins contou que esta aventura começou no sofá. Concorreu ao concurso da TV Innovation Challenge (promovido pela Vodafone Power lab) submetendo a sua proposta, que resumiu em apenas uma frase: Se as Crianças lá de casa só pudessem ver televisão depois de…. Passados alguns dias foi convidado a apresentar o seu projecto, o que o obrigou a dar forma ao mesmo. Foi o início da “aplicação de televisão que bloqueia a televisão”, diz João Martins.

A Studo veio desmonopolizar o tempo dos mais pequenos, repartindo-o entre o estudo e o lazer. Se tem crianças em casa vale a pena conhecer esta aplicação.

Ao iniciarem a sessão, as crianças poderão escolher a personagem que pretendem utilizar, seleccionar o ano escolar que frequentam e a matéria que pretendem estudar. A aplicação irá escolher aleatoriamente as questões a resolver, cabendo aos encarregados de educação decidir a quantidade de exercícios, as horas e os dias a que deverão fazê-lo. Ao acertarem nas respostas os alunos recebem pontos, mas quando erram é-lhes apresentada uma breve explicação do conteúdo em estudo.

A aplicação é inteiramente gratuita;
Encontra-se disponível em todos os serviços Vodafone TV Net Voz;
É especialmente dirigida ao público infantil;
Coliga a aprendizagem com o lazer;
Permite um controlo parental.

Conteúdo produzido por Ana Pinto, Bruna Veigas, Catarina Félix, Joana Esteves e Mariana Afonso, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital, da licenciatura  de Comunicação Social e Cultural.