ReInforce- o projeto que muda vidas

O [RE]INFORCE é um projeto que tem como principal objectivo fortalecer os Refugiados que vivem nos SQUATS em Atenas, Grécia. Cabe a esta organização minimizar o sofrimento destas pessoas e, de alguma forma, ajudar a recarregar baterias para que possam continuar a lutar por uma vida melhor. Até lá terão que se tentar integrar numa sociedade que os rejeita e continua a voltar “as costas”.

A Maria Bastos, fundadora desta organização, explica como com uma simples troca de olhar consegue sentir-se a força e sede que têm de viver mas, por outro lado, também se sente o cansaço e o desespero de quem foge da guerra há mais de 4 anos.

Actividade de integração com os mais novos. CC by
Actividade de integração com os mais novos.
CC by @so.mar.ia

O projeto REinforce, é formado apenas por voluntários independentes, o que por vezes para os voluntários não é fácil. São os voluntários que guiam as suas próprias ações, e que juntos tentam responder ao mais urgente.

Uma das características únicas desta organização é o facto de não se diferenciarem dos refugiados, não há nada que identifique os voluntários. Defendem que quanto mais genuína for a relação de amigos, e não de refugiado para voluntário, haverá mais facilidade e naturalidade na comunicação.

Centraram o projeto REinforce no squat Jasmin School, um squat cheio de alegria e de força, mas com muitas necessidades. Atualmente, este squat com cerca de 450 pessoas em que 170 são crianças, vivem com um pequeno almoço (para as crianças) e um jantar.

“E é assim que a vida é levada, agora há pouco, mas há… virão dias melhores.”

A Maria explica-me como iniciou esta aventura, “Depois de uma infinita procura de informação que em nada ajudou, surge a oportunidade de ficarmos a dormir em casa de dois refugiados. Foi com isto que arranquei para Atenas, com um novo amigo no facebook, o Ahmad, que viria a ser o nosso colega de casa.   Apenas tinha garantido um teto, depois o resto do plano teria de ser feito lá.” E assim foi…

Sente-se a força e energia desta miúda, que aos 23 anos está – pouco a pouco, a tentar tornar este mundo um bocadinho melhor.

Através de uma página no facebook, que neste momento tem 2478 gostos, e de uma notável organização, a Maria está a conseguir a atenção dos Portugueses e já conseguiu tornar tudo um bocadinho melhor em Atenas.

Irmãos brincam no sofá. CC by
Irmãos brincam no sofá.
CC by @so.mar.ia

 

Conteúdo produzido por: Márcia Wambembe, Matilde Vieira Almeida, Gonçalo Carneiro,  e João Marques no âmbito de UC de Comunicação Digital das licenciaturas em Comunicação Social e Cultural.