São Martinho pelo Mundo

Portugal há muito que celebra o Magusto com as típicas castanhas no dia 11 de novembro. Porém, além do nosso país, muitos são os outros que, com diferentes tradições, celebram as boas acções de São Martinho.


Castanhas ou Chestnuts
Castanhas Assadas. | CC0 makamuki0, Pixabay

Quando chega novembro, já se sente no ar o cheiro das castanhas assadas pelas ruas de Lisboa. A tradição dita que, no dia 11 de novembro, se celebre o dia de São Martinho, marcado pela chegada do tempo frio. Neste dia, no nosso país assam-se castanhas, quer seja em casa ou em festas ao ar livre, sendo também comum beber-se vinho novo, água-pé ou jeropiga. No entanto, Portugal não é o único país a celebrar esta data. O dia de São Martinho é celebrado em alguns países da Europa, mas as comemorações não são iguais em todos eles.

Em Espanha, este dia é chamado de San Martín e a tradição é a matança de porcos, costume este que deu origem ao ditado popular “a cada cerdo le llega su San Martín”, traduzido para português: cada porco tem o seu São Martinho. Este ditado significa que cada pessoa receberá o seu devido pagamento pelos atos incorretos que cometeu. Contudo, a matança do porco não é feita apenas no dia 11, é toda uma festa celebrada em dois meses, desde o dia 11 de novembro até ao dia 17 de janeiro, o dia de “San Antón”. Em Espanha, destacam-se as zonas das Astúrias, Navarra, Salamanca e a Extremadura, áreas que cuidam de vara de porcos com o objetivo de ter comida para o inverno frio e rigoroso que se aproxima.

Na Bélgica, apenas é celebrado numa pequena parte do país, a região Este de Flanders. A tradição neste país envolve sobretudo as crianças, pois são elas que percorrem as ruas com velas e lanternas, cantando músicas sobre o São Martinho. Há uma refeição tradicional neste dia, o ganso. Um dos mais interessantes costumes celebrados na Bélgica é o facto do São Martinho, no meio da noite de 10 para 11 de novembro, deixar presentes para as crianças, em vez da normalidade da maioria dos países que é o Pai Natal, em dezembro.

Típica procissão das crianças com as lanternas CC by Stephan Kiessling Flickr
Típica procissão das crianças com as lanternas CC BY Stephan Kiessling, Flickr

Na Grã-Bretanha, este dia é chamado “Saint Martin’s Day”, onde as pessoas normalmente entram num período de jejum, que dura 40 dias, chamado Quadragesima Sancti Martini, que significa “Os Quarenta Dias de São Martinho”. As pessoas costumam fazer grandes manjares e grandes festas na véspera de São Martinho, assim como no próprio dia, de maneira a entrarem em jejum nos dias a seguir. Este jejum foi considerado um tempo de preparação espiritual para o Natal. Hoje em dia, esta festividade não é levada tão ao extremo, apenas aqueles que querem é que fazem, mas continuam a fazer-se festividades em comemoração deste dia.

Já na Alemanha, a tradição era fazer-se uma fogueira, de nome Martinsfeuer, que representava a luz que os santos levam para a escuridão, assim como São Martinho levou luz aos pobres com as suas boas ações. Assar ganso ou porco também era comum. Mas hoje, sem as fogueiras, a tradição permanece através das procissões com lanternas chamadas Martins-Zuge. Com especial enfoque nas crianças, elas saem à noite com as lanternas e cantam músicas. É comum também ter um homem com uma capa vermelha, montado num cavalo que puxa a procissão, representando São Martinho. As crianças recebem doces e os adultos bebem vinho quente tradicional de inverno, o famoso Gluhwein.

O dia de São Martinho tem um lugar muito especial na cultura italiana. Não só a história de São Martinho é relembrada com carinho, mas é também a altura em que os produtores de vinho experimentam o que chamam de vino novello, ou vinho novo. À semelhança das nossas castanhas, o povo italiano tem nesta altura um petisco chamado zeppole or frittelle di San Martino, em português são os donuts ou panquecas de São Martinho. As crianças também praticam um costume local, que consiste em andarem pela cidade com diversos tachos, enquanto pedem doces ou dinheiro a quem vêem na rua, tudo isto enquanto recitam um poema, costume que faz parte de uma tradição veneziana.

Na Croácia, o dia de São Martinho marca o dia em que as uvas fermentadas são transformadas em vinho.
O ritual consiste em batizar as uvas, pois estas são consideradas impuras, sendo normalmente feito pelo dono da casa vestido de bispo. O prato tradicional para esta época é o ganso e o Mlinci, prato tradicional da região que consiste numa espécie de sopa de pão.

Magusto Fogueira Convívio São Martinho
Convívio a volta da fogueira no Magusto, CC BY UBI Universidade da Beira Interior, Flickr

Estes são exemplos dos costumes de alguns países europeus. No entanto, não é apenas pela Europa que se festeja o dia de São Martinho. Nos Estados Unidos da América, este dia é visto como o início das férias de inverno, refletindo a herança cultural de uma comunidade. Muitos restaurantes dispõem um menu tradicional alemão, servindo assim o ganso e gluhwein, um vinho tinto. Em Minnesota, faz-se uma procissão com lanternas em volta do Rice Park. Esta noite inclui iguarias alemãs e tradições que realçam uma época de doação. Noutras partes do país, como em Ohio, desfila-se ao ritmo de músicas, seguidas de uma fogueira e convívio.

Seja na Europa, ou noutras partes do mundo, o dia 11 de novembro é marcado pelo convívio das pessoas, por cantorias e tradicionais refeições para celebrar as boas ações feitas por São Martinho.


Conteúdo produzido por Caetano Araújo, Duarte Sá Carvalho, Francisco Fonseca, Margarida Alvim e Miguel Morais, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital, da Licenciatura de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa.