Tatuagens: uma breve história da arte

A tatuagem é a forma de arte que durante muitos séculos foi reprimida um pouco por todo o mundo. Passou por muitos estigmas e regulações até se poder afirmar como aquilo que sempre foi, uma tipo de obra de arte que é viva e tão intemporal quanto a própria vida de quem a usa.
 A proveniência desta prática é um tanto incerta, as provas arqueológicas apontam o Egito, a Polinésia, as Filipinas e a Nova Zelândia como os locais mais prováveis de se ter dado o seu aparecimento.
 A palavra Tattoo como a conhecemos hoje em dia, foi criada pelo capitão James Cock que escreveu no seu diário de bordo a palavra “tattow” que deriva por sua vez da palavra “tatau”, que era o som produzido durante a execução da tatuagem, na qual eram utilizados ossos finos que funcionavam como agulhas que eram então empurrados contra a pele de quem estava a ser tatuado com a força de pequenos martelos.
A tatuagem ganhou uma má conotação em diversos períodos históricos. Na Idade Média, por exemplo, a Igreja Católica proibiu a tatuagem na Europa afirmando que se tratava de uma prática demoníaca, e em 1879 o governo britânico usou a tatuagem como forma de identificar os criminosos tal como foi feito nos campos de concentração nazis e nos gulags russos, o que quase que automaticamente marcou as pessoas tatuadas como criminosos.
Tatoo
Tatoo being made.
CC by oMeChaNiCal
 A disseminação da tatuagem pelo mundo foi fortemente suportada pela invenção de um aparelho eléctrico para se fazer tatuagens, concebido em 1891 por Samuel. O’Reilly. À partir daqui, a tatuagem popularizou_se mas foi amplamente utilizada por soldados, marinheiros e frequentadores dos portos, presos e grupos criminosos de todo o mundo, continuando a ser mal vista pelo Ocidente.
 Esta situação manteve-se até à relativamente pouco tempo. Mas com a generalização desta forma de arte, na cultura norte-americana, que funciona como embrião de novas ideias que são posteriormente divulgadas globalmente, a aceitação da Tattoo tornou-se mais fácil.
 No entanto, foi com o aparecimento de programas como Miami Ink, que mostrava as peripécias de tatuadores na sua loja de tatuagens em Miami, que a tatuagem tirou de cima de si muita negatividade ao mesmo tempo que inspirou muitas pessoas a tatuarem_se. Mas não foi apenas o número de “adeptos” desta prática secular que aumentou, o mesmo se passou com o número de pessoas que se querem tornar artistas profissionais de tatuagem.
Hoje em dia, é possível adquirir vários tipos de máquinas de tatuagem on-line e usa-las para criar próprias tatuagens.
 Conteúdo produzido por: Márcia Wambembe, Matilde Vieira Almeida, Gonçalo Carneiro,  e João Marques no âmbito de UC de Comunicação Digital das licenciaturas em Comunicação Social e Cultural.