Portugal e o mundo estão em constante mudança, cada vez mais novos projetos empreendedores surgem como meio para acompanhar toda esta inovação. É o caso do The Square, fundado por Sara Proença e Sofia Pereira chegou ao mercado da comunicação em 2017 e dá resposta a pequenas e grandes empresas.
Sara passou pelo mercado financeiro e aventurou-se no mundo das Relações públicas no Brasil, Sofia licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e juntas saíram da agência de comunicação onde se conheceram para criar um negócio mais à sua imagem.
The Square foi o nome dado a este projeto caracterizado pelo gosto de fazer um negócio de garagem crescer. Esta foi a vontade descrita por Sara que segundo a mesma, é o que faz este projeto ir para frente. Embora com o desejo de angariar grandes clientes, não deixam para trás a importância de um cliente pequeno, pelo contrário, olham para ambos da mesma forma.
Para chegarem a clientes tão distintos procuram ter uma equipa dinâmica e com diferentes backgrounds. É esta a multiplicidade que Sara descreve como fundamental para o bom trabalho e sucesso do negócio.
“Não acho que seja difícil abrir uma empresa em Portugal, mas é trabalhoso e quando és empreendedor tens de fazer tudo!”
Sara Proença, CEO
Os obstáculos fazem parte do caminho e podem surpreender muito. Entrar no mercado não foi o maior problema, pois sentiram que havia procura e disponibilidade. Começar uma empresa do zero traz complicações mais inesperadas, como questões de IT, requer estruturas complexas e uma vez que estavam a começar sozinhas tiveram de montar tudo por elas próprias. Atualmente o maior obstáculo que encontram é formar uma equipa com a disponibilidade necessária para fazer o projeto crescer. Numa equipa de 5 esperam até ao final do ano conseguir contratar mais 3 pessoas sendo o trabalho árduo e a força de vontade o ponto de partida para manter a qualidade dos seus serviços.
Sara e Sofia consideram que cada vez mais o futuro passará pela existência de mais projetos empreendedores e já começam a verificar isso. As agências grandes já têm uma estrutura montada e com grandes clientes tornam-se menos flexíveis e com um serviço menos personalizado. Não têm dúvidas de que há um mercado para explorar no entanto é preciso compreender que não se trata de oferecer novos serviços, mas sim serviços com mais qualidade, mais flexíveis, e principalmente que se adaptem mais ao cliente. Foi com esta certeza que entraram no mercado e procuram usar as lacunas do mercado a seu favor, garantindo que não há empresas impossíveis de comunicar.
A criatividade e irreverência da agência The Square são características que atraem mudança e inovação, o que não invalida que a mesma seja estruturada e organizada nos seus processos. Têm plena consciência de que o mundo está sempre a mudar e sabem têm de estar sempre a aprender para mudar com ele, desde que seja para melhor.
As expectativas são evidentes e não passam por ser a maior agência de comunicação ao nível de tamanho, mas sim a maior ao nível da qualidade e bom trabalho.
“O The Square vai ser das agências mais reputadas no mercado!”
Sara Proença, CEO
Conteúdo produzido por: Daniela Lopes, Edvilma Baptista, Joana Belo, Margarida Pinheiro, Mariana Poupado, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.
Foto de capa by rawpixel.com, Rawpixel.com is in the Public Domain, CC0.