Wings For Life World Run: correr por aqueles que ainda não podem

on

Evento global solidário conta com várias edições desde 2014 e acontece em todo o mundo ao mesmo tempo. A Wings for Life World Run é a maior corrida solidária e o valor das inscrições é totalmente direcionado para apoiar a investigação da cura das lesões da espinal medula. Saiba como pode participar.


Participantes em prova com alegria
A boa disposição entre os participantes da corrida está sempre presente. CC João Ferreira

A última edição de Wings for Life World Run realizou-se dia 5 de maio de 2024 e reuniu 265 818 participantes nos cinco continentes. Em Portugal, foram várias centenas os que se juntaram a esta causa através da aplicação oficial, mas quem quis correr em grupo concentrou-se no Parque das Nações, em Lisboa, e na Lousada, no distrito do Porto.

Um aspeto peculiar desta corrida é o facto de o percurso não estar limitado, basta o participante escolher onde quer iniciar a sua corrida através da AppRun que faz a contagem de distância e tem um áudio incorporado.

Participante a abrir a App Run.
Ao olhar para a aplicação, que é a ferramenta principal da Wings For Life World Run, o participante informa-se sobre as condições da corrida. CC João Ferreira

Ao contrário de todas as outras corridas tradicionais, os participantes após a partida, são perseguidos pelo “carro-meta” que começa 30 minutos depois e só termina quando o último corredor é alcançado. Este ano a inscrição teve um custo de 18 euros (100% reversível para apoiar a causa) e incluiu uma t-shirt oficial da Adidas.

Participantes a correr numa prova.
A Adidas foi o Parceiro oficial da Wings For Life World Run 2024. CC João Ferreira

Impacto do evento

A fundação Wings For Life tem desempenhado um papel importante no financiamento de projetos de investigação em vários países, incluindo Portugal. Até agora, já apoiou 299 projetos de pesquisa em 20 países, envolvendo 679 especialistas de todo o mundo. 

Além disso, ao longo de já onze edições de uma corrida de angariação de fundos, a organização conseguiu adquirir um total de 46,1 milhões de euros. Esse valor substancial tem sido essencial para manter e expandir os projetos de pesquisa apoiados.

O nosso país não só participa no evento desde a primeira edição bem como a portuguesa Vera Nunes foi coroada Campeã Mundial da Wings for Life World Run, em 2018, e também a primeira mulher do mundo a sagrar-se vencedora nesta corrida.

Vera Nunes segura uma Red Bull e mostra-se muito feliz pelo prémio em 2018.
Vera Nunes, atleta do SL Benfica, foi campeã mundial em 2018. ©Red Bull

A Wings For Life World Run, alinha-se com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destacando-se o ODS (3) – “Saúde e Bem-Estar”, que promove a angariação de fundos para investigação da espinal medula através da prática de exercício físico, ao mesmo tempo que contribui para melhorias na saúde e recuperação de pessoas afetadas.

Outro ODS associado é o ODS (10) – “Reduzir as desigualdades”, pelo facto de ser uma corrida inclusiva permitindo que pessoas de diferentes partes do mundo participem. Além disso, os recursos destinados à pesquisa procuram beneficiar pessoas com lesões na espinal medula globalmente, contribuindo para reduzir desigualdades no acesso a tratamentos médicos avançados.

Participantes de uma prova a tirar uma fotografia.
Nesta corrida juntam-se várias pessoas onde se criam laços de amizade e companheirismo, o que incentiva a uma maior participação. CC João Ferreira

Testemunho em primeira mão

Madalena Guerreiro, aluna da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa já participou em duas edições da corrida, explica como um estudante universitário pode apoiar uma causa tão nobre:

“A divulgação é feita através de várias comunidades de desporto das Universidades de todo o país e, por vezes, grupos de estudantes juntam-se para correr sejam eles do Sul ou do Norte“.

Há quem participe todos os anos e aguarde para que o dia da corrida chegue:

“Há alunos que estão um ano inteiro a preparar-se para o dia da corrida não só para testarem os seus limites depois de uma preparação física árdua, mas também por ser uma causa tão original e inclusiva”.

A 12 ª edição da Wings for Life World Run está marcada para dia 4 de maio de 2025. As inscrições já estão abertas.


Conteúdo produzido por Diogo Martins, Hugo Neves, Madalena Guerreiro e Maria Henriques, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.