YourBestLife: Conhecer uma start-up

on

Empreendedorismo jovem é uma realidade crescente. Por vezes, a parte mais difícil é saber como conjugar uma ideia com um negócio. Guilherme Melo Ribeiro, o nosso entrevistado, é um jovem de 27 anos que transformou o seu prazer por viagens numa start-up. Tentámos compreender quais são os principais objectivos da YourBestLife, que impacto tem e como é que uma empresa recente sobrevive.


Rapaz, em pé, no centro da imagem, com máquina fotográfica na mão. No fundo, areia e céu azul.
Guilherme Melo Ribeiro é um jovem empreendedor, de 27 anos, que criou a empresa YourBestLife. © Guilherme Melo Ribeiro
O QUE É A YourBESTLIFE

A YourBestLife é a primeira plataforma online que reúne viagens pagas, benefícios, ferramentas, descontos, assim como pessoas de todo o mundo, com mentes abertas e vontade de humanizar a sociedade. Surgiu a partir de um projeto chamado HumanEyes, cujo objetivo é partilhar histórias reais, vistas a partir dos “olhos humanos” de Guilherme Melo RIbeiro (Co-Founder e CEO de YourBestLife), para inspirar outros a viajar pelo mundo e a humanizá-lo.
Deste modo, os objetivos são criar um impacto social positivo e diminuir o gap entre os millenials e as pessoas que precisam de ser ajudadas. Para isto, é necessário que os utilizadores tenham confiança na plataforma, o que muitas vezes não acontece com as ONG habituais, devido aos casos de corrupção conhecidos. Assim, a YourBestLife investe na criação de parcerias com empresas cujos fundos sejam utilizados de modo a ter um impacto real.

“Eu viajo pelo mundo, para compreender melhor o meu mundo. Cada caminho ensina-nos algo novo para trazermos para casa” Guilherme Melo Ribeiro

 PROPÓSITO DA YOUR BEST LIFE

Diferentes pessoas têm diferentes necessidade e interesses. A missão da YourBestLife é apoiar o desenvolvimento de cada indivíduo e, para isso, esta plataforma tem diferentes áreas de ação, para que todos tenham meios para viver a melhor vida possível. Assim, o compromisso é que as pessoas possam:

Estes pilares são inspirados no conceito japonês Ikigai: uma razão para ser.
Com inspiração nestes pilares e através das iniciativas que proporcionam, a Your Best Life pretende criar uma Human Social Network, na qual os humanizadores podem interagir e evoluir de modo conseguirem usufruir da vida ao máximo, pensando neles próprios e nos outros.

VALOR ACRESCENTADO 

A YourBestLife tem um custo de inscrição, por isso, foi um desafio para este jovem empreendedor perceber de que modo é que poderia levar os eventuais clientes a tornarem-se em clientes efetivos. Para isto, foi necessário dar um valor acrescentado à marca. Ou seja, as vantagens de estar inscrito na plataforma, deveriam ter um valor superior àquele que os humanizers pagam para pertencer à comunidade.

Oportunidades que a YourBestLife oferece aos seus clientes, como valor acrescentado:

  •  Oportunidade de ser um dos 7 selecionados para uma viagem de 6 meses pelo mundo, com todas as despesas incluídas
  • Teste de personalidade
  • Fazer parte da comunidadeDescontos em tecnologia
  • Descontos em voos nos Estados Unidos
  • Acesso aos goals que as Nações Unidas definem como formas de ajudar os outros diariamente
  • Acesso a ações de ajuda ambiental
  • Ferramentas de desenvolvimento a nível pessoal e profissional
  • Talks com convidados de todo o mundo
  •  Fórum para discussão de temas
  • Cursos
  • Human social Network
CREDIBILIDADE DA EMPRESA

Para que as novas empresas se desenvolvam e possam ter o apoio de outras marcas, têm de ter credibilidade e ganhar a confiança dentro do mercado. A maior parte das start-ups vão à falência dois anos após o início da sua atividade, o que torna mais desafiante o seu posicionamento no mercado. Guilherme acredita que, depois de realizar, com sucesso, a primeira viagem, a YourBestLife dará um salto. A credibilidade necessária consegue-se através do sucesso das iniciativas da empresa, do cumprimento de objetivos, da obtenção de lucro e através das marcas a que se associam. Se uma start-up tiver parcerias com empresas que já têm uma boa reputação no mercado, serão atraídos novos clientes.

Paisagem tropical com palmeiras à volta e uma casa do loado esquerda da imagem. No centro, crianças e uma senhora.
Ter um impacto social positivo é uma preocupação em diversas start-ups. © Guilherme Melo Ribeiro

A confiança passa de uns para outros, ou seja, quando se conquista determinada marca, demonstra-se às outras empresas que, se alguma grande marca confia neles, é porque a YourBestLife tem estabilidade. No caso de uma empresa criada por jovens, este aspeto ainda se torna mais relevante, pois é essencial que dêem a conhecer, com confiança, dados que demonstrem o sucesso da empresa, pois quem a representa ainda não tem presença no mercado.

Um dado acerca do sucesso da YourBestLife é o facto de 6 meses após a sua criação, ter tido quase 4 milhões de pessoas a visitar o site por pessoas provenientes de mais de 90% dos países do mundo.

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

Ao longo da nossa entrevista, Guilherme foi-nos sensibilizando para as áreas onde é mais importante o investimento de capital, para que o projeto corresponda às expectativas que toda a equipa tem para ele. A área que mais destacou foi a área da comunicação digital. 

 

“Comunicação é a chave de tudo, especialmente num projeto para a Internet”  Guilherme Melo Ribeiro

 

Por muito que se tenha as melhores ideias do mundo, se não se souber como as transmitir e comunicar aos outros, as ideias não irão longe. É muito importante definir bem e ter sempre presente quem é o público-alvo da mensagem – só assim é possível conhecer a fundo as pessoas com quem se quer comunicar, o que procuram, o que é uma ajuda na criação de conteúdo que lhes interesse.

A YourBestLife, por ter um programa que proporciona uma oferta muito alargada e benéfica, leva a que, algumas pessoas, desconfiem da sua fiabilidade. Assim, a empresa passou pelo processo de se dar a conhecer e fazer entender pelos clientes. Tiveram vários choques de realidade, em que perceberam que se a comunicação não for bem feita, as pessoas não vão consumir. Se a empresa tiver um objetivo, mas não o conseguir fazer chegar ao público, não serve de nada – a mensagem tem de ser bem recebida e percebida.  Guilherme deu um importante conselho para este processo de transmitir o que é a YourBestLife, que pode ser aplicado em vários contextos, e não só para este tipo de negócio: é necessário “ter a descrição da empresa em 2 frases. Mais do que isso, as pessoas não lêem”.

“Comunicação não é só dizer, é fazer com que as pessoas percebam. É pormo-nos nos sapatos dos outros”  Guilherme Melo Ribeiro

A comunicação permite também a criação de compromisso, por parte dos consumidores, para com a empresa. O facto de a inscrição na YourBestLife ser paga, permite criar um maior nível de compromisso por parte dos clientes para com a marca, pois garante que apenas quem quer, de facto, ser um humanizador, se junte à plataforma – é investido algo que gera compromisso, neste caso o dinheiro. Se a comunicação não souber transmitir de forma eficaz e eficiente os frutos do preço que se paga pela inscrição, este compromisso é menor.

UMA PORTA ABERTA PARA PORTUGAL 

Guilherme falou-nos do povo português com muita paixão, convicto de que somos dos últimos povos na Terra que consegue criar rapidamente uma conexão real com quem conhece, que rapidamente estamos a olhar nos olhos da pessoa que acabámos de conhecer – somos muito humanos e empáticos nas nossas relações pessoais.

O objetivo da YourBestLife é humanizar, é ser tudo verdadeiro e autêntico, e por isso um grande propósito é dar a conhecer Portugal ao mundo, falar de nós em verdade, mostrar o que somos. Por outro lado, também querem trazer o mundo a Portugal, através do programa life-changing que a marca propõe, uma vez que ficam 1 mês em Portugal e não os 10 dias que ficam nos restantes sítios. Para além disto, oferecem um programa de viagem para 3 amigos, durante 3 semanas, nos Açores – são tudo maneiras de diminuir a desvalorização que Guilherme diz sentir, por parte das gerações mais jovens, em relação a Portugal.

Para além de tudo isto, a YourBestLife é uma start-up portuguesa que tem parceria com a Sky Hour, que é também uma start-up criada por dois portugueses, no entanto sediada em Nova Iorque. Desta maneira, a YourBestLife trabalha e potencia outras start-ups portuguesas – acrescentam-se valor mutuamente e são ambas uma porta para novas oportunidades em Portugal, bem como uma mensagem de esperança para os nossos jovens.

“START-UP” IT

Através da conversa com Guilherme Melo Ribeiro, pudemos compreender quais são os principais desafios que uma start-up tem de ultrapassar. Este é o exemplo de um jovem português que, como outros, tenta levar a sua empresa o mais longe possível.

Assim, para os jovens que estão ainda a começar, é importante que saibam valorizar a sua empresa, torná-la credível e definir quais são os seus valores e a missão, para que ajam de acordo com esse objetivo. Deste modo, transmitirão segurança a outras empresas que tenham interesse em associar-se. Para além disto, é importante nunca descorar a importância e poder da comunicação para chegar ao público-alvo.


Conteúdo produzido por: Ângela Fonseca, Mariana Araújo, Mariana Lobo Vaz, Mariana Pais de Almeida e Tomás Afonso,  no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.