Com o Natal a chegar, é difícil não pensar nas delícias natalícias que o acompanham! Se procura umas alternativas mais saudáveis para poder deliciar-se no Natal e ainda deslumbrar no Ano Novo, temos aqui 7 receitas que servem de Advento Culinário Saudável para experimentar nos 7 dias até ao Natal!
Bolo-Rei
Para começar, é necessário trazer o bolo mais clássico que esta época tem para oferecer. É raro não ver um destes na mesa à consoada, mesmo que seja consumido por poucas pessoas, o seu símbolo perdura na cultura portuguesa.
Como acontece com a maioria dos bolos, os ingredientes que mais pesam negativamente na nossa nutrição são a farinha e o açúcar, componentes que esta receita não tem! Este Bolo-rei light usa farinha de amêndoa e numa quantidade mais reduzida. Isto porque o elemento que traz doçura é a batata-doce, que também ajuda na consistência, daí não ser necessário muita farinha. Este bolo tem também laranja adicionada dando um gosto diferente!
Experimente esta nova receita com um travo único! Todas as indicações e ingredientes estão aqui para sua visualização.
Sonhos de Abóbora
Este típico doce natalício não pode faltar à mesa e não é só durante o Natal! Desde o início do mês de dezembro que este doce começa a fazer o seu regresso devido à sua popularidade.
Tipicamente estes bolos são fritos e ganham a sua forma arredondada neste processo, mas estes são feitos no forno e não têm farinha nem açúcar! O segredo para esta receita é a paciência, para garantir uns sonhos mais fofos é preciso dar muito tempo para que a massa levede.
Estes doces são uma excelente de formar de começar esta jornada de tornar esta época mais saudável! Siga aqui a receita para saber todos os ingredientes e passos que precisa.
Bacalhau à Bras
Como é Natal e na mesa não pode faltar o bacalhau, trazemos como opção o Bacalhau à Brás com um twist. O grande motivo diferenciador desta receita é a ausência da batata palha que é o componente mais gorduroso e que mais calorias traz à receita. O bacalhau é um peixe magro, rico em Omega 3 e vitaminas A, E, D, B12 e B6 e é já bastante salgado, pelo que a necessidade de adicionar mais é reduzida. Os ovos são uma fonte de proteína e o azeite é uma gordura saudável pelo que a subtituição da batata é tudo o que necessita para tornar este um prato propício à sua nutrição.
Claro que está a seu critério os vegetais que usa para substituir a batata, porém, nesta versão substituímos as batatas por alho francês e abóbora. Clique aqui para ter acesso à receita inteira.
Bacalhau Espiritual
Da mesma como na receita anterior substituímos a batata, neste bacalhau espiritual também o vamos fazer! Como o bacalhau espiritual também é conhecido por ter as natas/molho bechamel como elemento incorporador, nesta receita substitui-se por queijo quark. Como o molho bechamel é feito à base de leite e farinha, acaba por ser um elemento menos saudável. O queijo quark, por outro lado, é um queijo light só feito de leite por isso é muito mais nutritivo.
Esta receita já despertou a cuirosidade de algumas pessoas. É o caso de Fátima Cunha, que comenta:
” (…) tem um aspecto delicioso vou experimentar fazer”
Parte de um comentário feito no site a 16 de dezembro de 2019
Neste caso, substituímos a batata por outro tubérculo. Basta substituir a típica batata com a batata-doce e espinafres e torna logo este prato tradicional numa versão fit e igualmente deliciosa! Siga esta receita aqui.
Risoto integral de abóbora
Se procura um acompanhamento natalício menos tradicional, esta pode ser a receita ideal! Este risoto integral pode tornar-se um elemento regular da sua mesa de Natal.
Com a utilização de arroz integral ao invés de arroz de risoto normal, a componente base desta receita torna-se algo mais saudável e nutritivo. Além disso, dois elementos de um risoto original são manteiga e o queijo parmesão que são também dois dos ingredientes mais calóricos.
Por isso, neste caso, substituimos os elementos que dão esta cremosidade ao arroz com o cream cheese light. Enquanto na receita normal é preciso a incorporação do queijo no caldo e mexer de uma forma circular para criar este creme, o cream cheese já é cremoso e torna o processo de fazer risoto muito mais fácil!
Aventure-se este Natal e experimente uma receita menos típica que vai surpreender o seu paladar. Descubra a receita inteira aqui!
Bolo pudim de Natal
Se já está cansado dos típicos bolos de Natal e procura algo novo, temos a receita ideal para si! Tal como oferecemos uma ideia de um acompanhamento diferente para este Natal, trazemos também uma sobremesa menos tradicional que pode ser uma boa alternativa para esta altura do ano.
Com uma textura diferente, este bolo de pudim é vegan, sem açúcar nem glúten e bastante saudável. O elemento doce deste bolo são as tâmaras, a farinha de trigo é substituída por farinha de coco que depois é unida pela banana que substitui o ovo. Este bolo tem também um ligeiro toque a café que combina de forma excelente com o chocolate!
Experimente esta receita se estiver à busca de novos sabores e texturas este Natal! Leia a receita completa aqui para todos os detalhes.
Tronco de Natal
O tronco de Natal é o outro doce comum nas casas e nos cafés portugueses. Dos únicos doces típicos que oferecem o toque do chocolate, este doce é um favorito dos mais pequenos da família.
Este bolo é tradicionalmente feito com uma base de bolo que implica farinha e açúcar. Porém esta receita traz-lhe um Tronco de Natal sem açúcar, sem glúten, vegan e, mesmo assim, com um gosto a Ferrero Rocher!
Este bolo em versão de salame tem como ingredientes diferentes as tâmaras secas, que resultam como adoçante natural, e os flocos de aveia, como substituição à farinha. É também mais fácil de fazer do que a versão tradicional por não ser difícil de enrolar! Reinvente o seu tronco de Natal com a receita inteira aqui.
Se depois de experimentar estas receitas se tornar ainda mais interessado pelo veganismo, sugerimos este artigo que o explica em detalhe e dá mais umas ideias de receitas deliciosas.
Foto de capa: Unsplash/Jed Owen
Conteúdo produzido por Constança Silva, Catherine Neves, Beatriz Costa, Joana Correia, Diogo Camarada e Gonçalo Mourato no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.