Anteriormente otimista, a professora Luísa Leal viu-se obrigada a refrear expectativas quando as novas tecnologias invadiram a sua sala de aula, provando serem não uma muleta para o estudo, mas uma distração.
“Na universidade os alunos não estão por obrigação,” diz a professora catedrática da disciplina de Teorias da Cultura. “Não há nada que mais dececione o professor do que ver os alunos a falar uns com os outros. Há uns anos atrás, eu pensava que iria adorar dar aulas com os alunos todos com computador aberto e estes a seguirem-me no computador.” Porém, com a entrada das novas tecnologias deu-se outro caso: “tenho a certeza de que a maior parte está a ler o correio, a enviar mensagens aos amigos, a consultar sei lá o quê… outras coisas (…) a aula é constantemente interrompida.”
Na UCP, cabe a cada professor determinar e expor as suas regras no início do sementre. Por exemplo, a maioria não aceita o uso de telemóveis no decorrer da aula, apesar de não torcer o nariz ao uso de computadores portáteis, que podem prover o mesmo tipo e número de distrações – pois, ambos dispositivos permitem o descarregamento de redes sociais com chamadas e mensagens grátis. E também o famoso infinite scroll.
Como resultado, a gestão das turmas provou ser uma dificuldade quando o número de alunos é desmedido: “Penso que seja um defeito meu – não sei como gerir a aula, mas também as turmas por vezes são muito grandes. Eles às vezes sentam-se lá no fundo e ninguém dá por isso. Lamentavelmente, a tecnologia poderia ter sido mais bem aproveitada para dinamizar a aula.”
Talvez o uso das novas tecnologias se devesse cingir a aulas práticas que realmente beneficiassem das mesmas, como no caso da disciplina de Géneros Jornalísticos. Contudo, sabe-se o quão difícil é banir o uso dos telemóveis nas outras aulas — afinal de contas, os alunos são adultos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________