Besushi: um restaurante de amigos empreendedores

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Besushi é um projeto empreendedor de cinco sócios, composto por quatro amigos de longa data e um investidor. Afonso Cabral, Francisco Martins e Sebastião Coutinho começaram a trabalhar juntos, com cerca de 18 anos, numa cadeia de restaurantes de sushi bem conhecida – a Noori, na função de sushiman. Aprenderam técnicas ligadas ao sushi e aprenderam como funciona o mundo empresarial. Depois de adquirida muita responsabilidade, abriram os Noori no Porto.

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Os três amigos acabam por sair deste restaurante e dois deles, Francisco e Sebastião, foram trabalhar com chefs de renome, onde adquiriram competências mais especializadas. Acabaram por se reunir, aos fins-de-semana, na casa de um deles, sendo a garagem o ponto de partida para todo o projeto. É nesta fase que se junta o quarto elemento: Manuel Horta, responsável pelos recursos humanos e staff.

Os quatro começam a fazer sushi em eventos, para família e amigos, e ganham alguma notoriedade, o que lhes trouxe a ideia de prosseguir o projeto numa vertente mais profissional. É nesta altura que são contactados por dois restaurantes, com conceitos semelhantes. No entanto, uma terceira parte também se interessa no projeto, com uma proposta mais aliciante. Assim surge o Besushi, um restaurante com take away, home delivery e eventos em casa ou empresas, que prima pela qualidade e técnica.  

Em junho de 2015, abriu o Besushi em Carcavelos, local central para fazer entregas na zona da Linha, entre Caxias e o Monte do Estoril. O restaurante foi crescendo gradualmente, tendo começado com um balcão para os clientes comerem enquanto viam a confecção do sushi. No entanto, devido à grande procura, o espaço cresceu e atualmente tem vinte e nove lugares.

Passado um ano, decidiram abrir um novo espaço, em Entrecampos, por também ser uma zona central para fazer entregas, sendo que desta vez optaram apenas pelo take away e home delivery.

Besushi conta com uma carta de 52 produtos, sendo os combinados low cost de 16 e 32 peças os mais vendidos para fora. No restaurante, os dois menus de degustação são a escolha habitual dos clientes, um com salmão e atum e outro, premium, com vários tipos de peixe. Para ter uma maior qualidade de sushi, os restaurantes recebem peixe e vegetais frescos todos os dias e, por essa razão, têm folga à segunda-feira: já que não há peixe do dia.

No futuro, os jovens empreendedores pretendem expandir o restaurante já existente em Carcavelos ou abrir um novo, sem a vertente de entrega ao domicílio, visto que esta reduz os padrões de qualidade que pretendem alcançar. Este novo projeto contará com diferentes preços, que permitam diversos tipos de peixe e melhores técnicas utilizadas.


Conteúdo produzido por Constança Sequeira, João Ferreira, Rafaela Longras, Susana Silva e Teresa Mosqueira, no âmbito da Unidade Curricular de Comunicação Digital da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural.