Como é que os festivais de música se estão a tornar mais sustentáveis?

on

Num mundo onde a consciência ambiental se torna imperativa, os festivais de música assumem o desafio de harmonizar a paixão pela música com a responsabilidade ecológica. À medida que as organizações buscam sintonizar os eventos com a causa climática, testemunhamos uma transformação gradual das estruturas festivaleiras em verdadeiros ecossistemas sustentáveis. Embora já tenham sido feitos progressos notáveis, o caminho para que este tipo de eventos sejam totalmente ecológicos, ainda se demonstra longo e desafiador.


  • Homem de calções e t-shirt a apanhar lixo de uma relva
  • Duas raparigas a tirar uma selfie, enquanto bebem uma bebida num copo de cartão
  • Bicicleta elétrica da marca "Lime"
  • Carro elétrico da marca "Smart" a ser carregado
  • Energia eólica
  • Garrafas de vidro dentro de uma grade
  • Homem a montar um painel solar, numa casa
  • Grupo de raparigas a serem fotografadas, num festival de música

Preocupação geral

Nos dias de hoje, com a sensibilização global que existe sobre a causa ambiental, tanto os artistas como os frequentadores dos festivais, preocupam-se com a importância que os organizadores dão à construção de um festival ambientalmente consciente.

“Os festivais estão cada vez mais preocupados. Sentimos que há um grande trabalho e vemos isso pelo tipo de empresas com as quais querem trabalhar. A própria parcela de investimento em sustentabilidade é cada vez maior”, Ricardo Bramão, diretor da Associação Portuguesa Festivais de Música 

Em Portugal, os festivais que dominam o tema da sustentabilidade é o Boom e o Rock in Rio. Estes festivais são estudados, de forma a terem um impacto positivo na sociedade, principalmente pela pegada sustentável, mas também marca económica positiva, que este pode deixar na comunidade.

Os cinco festivais mais sustentáveis do mundo são:

  • Secret Solstice
  • Øyafestivalen
  • Container Club
  • Lightning In A Bottle
  • Boom Festival (festival português)

Créditos da imagem de capa: Wendy Wei, Pexels está no domínio público


Conteúdo produzido por António Barreto, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura de Comunicação Social e Cultural