Emprego dos jovens: opções para o futuro

on

Dia 11 de maio marca o tão esperado regresso da Jobshop Ciências. A feira de emprego organizada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em que todos os jovens querem participar.


Jovem inscreve-se numa feira de emprego à frente de uma colaboradora
Na cidade de Lisboa há bastantes feiras de emprego, principalmente organizadas por faculdades. Isto permite uma maior adesão por parte dos jovens. Imagem de ICSA, Pexels está licenciada por Pexels License.

A Jobshop Ciências é um evento de referência no que diz respeito a feiras de emprego. Esta feira visa a facilitar o desenvolvimento e a dinamização de canais de colaboração entre as entidades participantes e os alunos, entre vários níveis de ensino, docentes ou investigadores, e demonstrar a preparação e qualidade do ensino dos alunos no mercado de trabalho.

Nos próximos dias 11 e 12 de maio, quem passar no campus da Faculdade de Ciências, no Campo Grande, terá acesso a cerca de 80 entidades, que esperam conseguir diretamente com todos os alunos interessados no seu recrutamento. Serão realizados workshops, eventos formativos, sessões de esclarecimento, e as empresas terão representantes disponíveis em stands, para tirar dúvidas e conhecer qualquer possível interessado em ingressar no mercado de trabalho num futuro breve. Quem se quiser preparar melhor, pode até aceder ao site do evento, onde são dadas dicas e boas práticas importantes.

O Professor Doutor, João Gonçalves, professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, não tem duvidas da importância deste tipo de eventos para os seus futuros ex-alunos: ” As feiras de emprego são extremamente relevantes na vida dos jovens estudantes de qualquer área profissional. São uma grande ajuda para quem quer explorar e abrir mais os seus horizontes. Muitas empresas acabam por participar nestas feiras porque sabem que aqui é o lugar perfeito para encontrar potenciais colaboradores que se diferenciem dos demais pela diversidade de conhecimento que oferecem e da experiência enriquecida na área académica que cada um estuda”.

O professor catedrático sublinha ainda que tem havido uma grande procura destas feiras porque “muitos jovens acabam por reconhecer uma mais-valia das mesmas na sua vida futura e porque é um ponto de passagem importante entre colaborador e empresa numa futura carreira profissional.” Por fim, fica o conselho: “É de extrema importância que os jovens participem nestes eventos/feiras, porque desta forma demonstram a sua preparação e aptidão para o mercado de trabalho.”  

Reconhecimento dos jovens

Trabalhadora a oferecer um brinde da empresa em forma de saco a uma jovem
As feiras de emprego são também bastante benéficas para os jovens pois dão-lhes a possibilidade de conhecer empresas que futuramente tenham interesse em trabalhar. Imagem de ICSA, Pexels está licenciada por Pexels License.

Num inquérito feito com jovens alunos de cursos diversos, verificámos que há unanimidade no interesse na participação em algum tipo de feiras de emprego, e que são poucos (cerca de 30%), os que alguma vez tiveram a oportunidade de o fazer. Entre os inquiridos, as feiras mais populares foram a Lispolis e a Futurália. Do numero de alunos inquiridos que referiram ja ter frequentado estes eventos, apenas 8% indicaram que nao obtiveram qualquer tipo de contacto profissional que lhes fosse útil para o futuro, e quase 50% indicaram que chegaram mesmo a ter ofertas de trabalho, fruto da sua participação. Acima de tudo, a palavra de ordem é de entusiasmo e interesse para mais oportunidades de participar em feiras de emprego.

“Consegui ter outra perspetiva sobre o mercado de trabalho e ver um leque enorme de opções que me interessaram”

Jovem inquirido sobre a sua participação numa feira de emprego

O que há mais para ver?

A Jobshop Ciências não é a única opção que os estudantes portugueses têm à sua disposição: inúmeras outras feiras de emprego se realizaram ou ainda se vão realizar nas próximas semanas em Lisboa. Um bom exemplo é a Jobshop do Técnico de Lisboa, que se realizou na última semana e que se realizou no formato digital por força das restrições da pandemia.

A opção de manter a feira mudando o seu formato, mostra que é possível participar nestes eventos em diferentes feitios e com diferentes perspetivas e justifica-se pelas palavras de uma da suas organizadoras, Bárbara Oliveira: “Hoje em dia com todos os meios que temos à nossa disposição e sendo uma faculdade de Engenharia faz todo o sentido ter esta edição online, apesar das adversidades”.

Jovem consulta os colaboradores de uma feira de emprego
Com a incerteza no mercado de trabalho as feiras de emprego tornam-se essenciais para os jovens, para que possam ter o primeiro contacto com muitas empresas. Imagem de ICSA, Pexels está licenciada por Pexels License.

Se estás interessado, e não queres perder a oportunidade de participar numa feira de emprego, marca já na tua agenda todas as opções disponíveis ao longo do mês de maio:

  • Dia 5: Lisbon PH
  • Dia 11: Jobshop Ciencias 2022- FCUL
  • Dia 25: Jobshop: Instituto Superior Técnico
  • Dia 31: Feira de emprego da Univ. Aveiro – Univ. 5.0

Se tens mais preocupações com o mundo do trabalho, podes sempre consultar este artigo para te ajudar a descobrir mais sobre a importância de uma boa rede de contactos e da importância das novas tecnologias e novas maneiras de arranjar emprego!


Conteúdo produzido por Maria Inês Domingos, Marta Calheiros, Maria Caio, Vasco Maldonado e Leonor Madeira, no âmbito da disciplina Comunicação Digital, da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.