Gig Club: uma nova forma de viver a música

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Concertos de música por meio de sistema de subscrição. Gostaste da ideia? O Gig Club é a nova promotora musical portuguesa que criou uma forma diferente de viver a música ao vivo.


João Afonso, CEO e Head of Curation do Gig Club, em primeiro plano, de braços cruzados, num ambiente informal
João Afonso, CEO e Head of Curation do Gig Club.

João Afonso  e  Gonçalo Araújo Fernandes  são os dois portugueses por detrás desta ideia que se materializou: alterar o panorama musical em Lisboa e no Porto.

O Gig Club surgiu da vontade de fazer uma programação mais diversificada e da necessidade de fazê-lo com menos riscos. Propõe-se assim a oferecer concertos de bandas emergentes que não tinham palco onde actuar face à falta de vontade de arriscar por parte dos promotores nacionais e, através da subscrição, os sócios pagam uma quota anual que lhes garante prioridade nos eventos organizados.

 Desta forma, aumenta-se a diversidade da oferta, e ao mesmo tempo cria-se uma relação de mútua confiança do público em relação às propostas e às pessoas que fazem parte do Gig Club.

A ideia surgiu em meados de 2015 quando João pretendia assistir a um concerto do Sufjan Stevens em Londres. Os sócios do Southbank Centre tinham prioridade na compra dos bilhetes, e no dia que abriram a compra ao público geral, os bilhetes estavam esgotados.

O CEO do Gig Club contou-nos que o seu impulso imediato foi tornar-se sócio para garantir que aquilo não voltava a acontecer no futuro, e que este acontecimento andou uns tempos a ecoar-lhe na cabeça, pois este modelo pareceu-lhe incrível.

“O meu impulso imediato foi tornar-me sócio para garantir que aquilo não voltava a acontecer no futuro. Este acontecimento andou uns tempos a ecoar na minha cabeça. Este modelo parecia-me incrível.”

João Afonso

Como funciona o serviço de subscrição?

Atualmente existem duas opções de subscrição:

  • 50€ anuais que dão direito a ser membro numa das cidades (Lisboa ou Porto);
  • 80€ anuais que dão direito a ser membro em ambas as cidades.

As subscrições, para além da prioridade em ter conhecimento dos concertos e adquirir bilhetes para os mesmos na cidade da qual se é membro, incluem ainda:

  • um bilhete gratuito para um concerto à escolha;
  • descontos nos restantes espetáculos;
  • pré-venda exclusiva de bilhetes;
  • acesso gratuito a festas para ouvir discos novos em primeira mão;
  • concertos em locais secretos que são revelados à última hora.

Para subscrever o serviço e pertencer ao Gig Club basta aceder ao website da promotora e preencher o formulário que nos dará acesso a todos os benefícios mencionados acima e ainda a um cartão de membro.

Cartão de Sócio Gig Club, preto, representado num fundo bi-color verde e azul
Cartão de Sócio Gig Club | ©Gig Club

A Pensar em Grande

O fundador João Afonso revelou-nos que “o objetivo inicial do projeto é alcançar 4.000 sócios em Lisboa e no Porto, nos primeiros seis meses de vida do Gig Club”. Pretendem ainda realizar uma média de um concerto por mês e envolver salas como o Lux, o MusicBox e o Lisboa ao Vivo, na capital lisboeta, e o Hard Club e o Pérola Negra, na cidade do Porto.

Estas são as cidades pioneiras para receber o serviço, no entanto, a promotora vai mais longe, e encontra-se neste momento em negociações para expandir o projeto em cidades como Madrid, Barcelona, Londres e Berlim.

Os primeiros concertos anunciados pelo Gig Club foram a canadiana Jessy Lanza, que aconteceu a 23 e 24 de Janeiro, no Porto e em Lisboa, respetivamente; da banda Low Roar, que aconteceu a 12 e 13 de Fevereiro, em Lisboa e Porto; e o tão aguardado regresso a Portugal do saxofonista norte-americano Kamasi Washington, que acontecerá a 10 e 11 de Maio, no Porto e em Lisboa. A agenda de concertos já é extensa e, por isso, deixamos-te a hiperligação para que possas ver com os teus próprios olhos.

Kamasi Washington, músico de jazz, no palco a tocar saxofone
Kamasi Washington, saxofonista norte-americano, um dos primeiros grandes nomes anunciados pelo Gig Club. Imagem de Krists Luhaers, Wikipedia is licensed under CC BY 2.0

Porque precisamos sempre de boa música

Com a premissa de não ter que esperar pelos concertos para ouvir boa música, o Gig Club criou uma playlist no sistema de streaming Spotify, onde acresce diariamente uma música “até que o mundo escasseie de boas canções”. A playlist está construída “de trás para a frente”, ou seja, a primeira música é sempre a última que foi adicionada, de forma a que o ouvinte possa começar o dia sempre com uma música nova ao clicar no play.  Dessa forma, o Gig Club cria uma interação com todos os membros e eventuais membros que resolvam seguir esta playlist no Spotify.

O Gig Club estabelece acordos com editoras independentes, nacionais e internacionais, para, por exemplo, permitir aos sócios ouvirem antecipadamente novos discos e até conseguirem adquiri-los em condições especiais.

Quando confrontados com a questão da forte concorrência na altura do verão, uma vez que é época de festivais por todo o país, o Gig Club reconhece a existência de muita oferta nesses meses, e, como tal, optam por não programar em Julho e Agosto, particularmente, de forma a concentrar todos os esforços nos outros meses do ano. No entanto, ressalvaram ao dizerem que isto não significa que não seja anunciado algum concerto nessas datas, caso seja uma boa oportunidade para a comunidade e uma real alternativa à normal programação de Verão.

Quanto ao preço dos bilhetes, estes variam entre os €15 e os €35 para os não-membros, e dos €10 a €30 para membros.


Fontes: João Afonso, fundador do Gig Club.

Fotografia de Capa: Fotografia por Desi Mendonza, Wikipedia Commons is in the Public Domain, CC0


Conteúdo produzido por Ana Rita Reis, Mariana Duarte Calado, Raquel Jorge, Sara Pereira e Teresa Domingues, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.