Sabemos que nos últimos anos a preocupação com a natureza, o preservar do mundo em que vivemos e a questão da sustentabilidade, são fatores que têm vindo a estar cada dia mais presentes. Os anos vão passando e as preocupações vão aumentando. A tomada de consciência sobre a necessidade de preservar o que é nosso tem sido notável, não só por parte das pessoas mas, sobretudo, das empresas.
Ao explorar um bocadinho sobre a questão da sustentabilidade em Portugal, deparámo-nos com o nome da Herdade do Esporão ao longo do caminho. A empresa portuguesa, conhecida principalmente pela qualidade de vinhos e azeites produzidos, tem vários outros valores que vão além da qualidade dos seus produtos. Neste contexto, a empresa reafirma o seu compromisso em “Fazer os melhores produtos que a terra proporciona, de forma responsável e inspiradora”.
Em 2013, o Esporão venceu o prestigiado prémio «Sustainability of the Year Award» nos «The Drinks Business Green Awards 2013». Neste mesmo ano, a categoria «sustainability» foi a mais participada, estando a empresa portuguesa a competir com outros nomes de referência mundiais no que dizia respeito às preocupações sustentáveis, como a Carlsberg, Gemtree Vineyards, De Bortoli, Villa Maria e Yealands Estate. Veja aqui.
Conheça algumas das práticas que conduzem à sustentabilidade da Herdade:
- Gestão de Resíduos;
- Preservação de 189 castas num campo ampelográfico;
- Criação de corredores de vida selvagem;
- Rejeição de pesticidas e fungicidas;
- Utilização de materiais biodegradáveis nos edificios da Herdade;
- Formação de funcionários;
- Adoção de um Código de Ética Empresarial.
A preocupação com a sustentabilidade nasceu no seio do plano estratégico que o Esporão formulou em 2012, onde José Roquette já afirmava que “existe uma visão de continuidade e de sustentabilidade da nossa atividade nos vários eixos que compõem o Esporão.”
Em 2013, João Roquette (CEO do Esporão) dizia que “a sustentabilidade é o resultado de realizar as coisas de uma certa forma, fazendo parte da cultura da nossa empresa. É um grande desafio encontrar o equilíbrio entre os aspetos sociais, ambientais e económicos de um negócio. A nossa principal motivação é continuar a melhorar a qualidade dos nossos vinhos e azeites, compreendendo a nossa responsabilidade para com todos e com tudo o que interage com o nosso projeto”
Em 2017 é possível ver que a questão da sustentabilidade foi crescendo dentro da empresa, sendo hoje um dos principais valores no qual se baseia. Desde 2012, o Esporão publica anualmente um relatório de sustentabilidade, uma apresentação em “livro” de todo o trabalho realizado durante o ano que passou. Nele estão contidos resultados, compromissos, objetivos e reconhecimentos, bem como toda a responsabilidade sustentável em que se baseiam. João Roquette (CEO) afirma que relatar a sustentabilidade “significa partilhar e sermos transparentes em relação ao trabalho realizado e às melhorias por realizar”.
Conheça a fundo o funcionamento e os valores pelos quais se destaca a Herdade do Esporão descarregando e lendo os seus Relatórios anuais.
Veja também os compromissos do Esporão na matéria da sustentabilidade.
Conteúdo produzido por: Ana Silvestre, Beatriz Bandeira, Mariana Roquette e Sofia Bastos no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.