Rui Unas criou o podcast “Maluco Beleza” em 2012, pelo qual já passaram figuras públicas como Salvador Martinha e Marisa Liz. As entrevistas informais podem ser visualizadas no canal de YouTube do humorista.
Rui Unas, conhecido como apresentador de televisão, humorista e ator, criou em 2012 um projeto pessoal online que batizou de “Maluco Beleza” . O nome foi inspirado numa canção do artista brasileiro Raul Seixas e serve de mote ao projeto. Neste, as várias figuras públicas são entrevistadas num ambiente de liberdade, onde podem partilhar a sua “loucura”, mas também a sua “beleza”. Começando por ser um podcast (em áudio), evoluiu para formato audiovisual em 2015, podendo desde então ser acompanhado no canal de YouTube do humorista.
A novidade de “Maluco Beleza” consiste no facto de a entrevista ser livremente dirigida, tanto nos temas a abordar, como no próprio tempo da conversa, o que não acontece em televisão. Destaca-se igualmente o seu ambiente informal, descontraído e irreverente. Todas as conversas são iniciadas com uma “Promo a sério“, um jogo do sério entre entrevistador e entrevistado. Depois, Unas vai partilhando no YouTube a restante conversa divida em quatro partes.
Este podcast, considerado como programa de Web TV permite-nos compreender a importância cada vez maior do YouTube em relação à televisão. De acordo com Rui Unas o YouTube assume-se como uma plataforma alternativa à televisão, sendo que “o que parece mais extraordinário é o YouTube servir de alimento à televisão quer na informação, quer no entretimento”. Rui Unas salienta ainda a importância que, online, tem a interação com o público.
Mas será que é possível sustentar este projeto apenas com os rendimentos ganhos através do YouTube? De acordo com Rui Unas, não, dado “que tem uma estrutura técnica e pessoal que é dispendiosa” e o conteúdo que apresenta “não consegue ser tão apelativo para o público principal do YouTube (os adolescentes), como por exemplo o gaming”. Assim, para sustentar o seu podcast, Unas recorreu a uma plataforma de crowdfunding, o Patreon. Os patronos têm acesso, a partir de $1 por mês, a conteúdos exclusivos. Atualmente, o “Maluco Beleza” conta com 1.130 patronos. Porém, no canal de YouTube Rui Unas contabiliza mais de 252 mil subscritores.
Será este projeto pioneiro que vai revolucionar o tipo de conteúdos que as pessoas consomem e/ou produzem no YouTube, abrindo caminho para que esta plataforma se afirme cada vez mais em relação aos media tradicionais? O certo é que este tipo de projetos tem ainda muito espaço para crescer, pelo que esperemos que o podcast de Rui Unas sirva de inspiração a outros “malucos beleza”.
Se quiser acompanhar o projeto “Maluco Beleza” poderá fazê-lo através:
- Do canal YouTube
- Da página oficial do podcast
- Das aplicações no iTunes ou no Google Play
- De uma contribuição no Patreon
Conteúdo produzido por Ana Inês, Angelo De Francesco, Catarina Hermenegildo e Diogo Franco, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital, da licenciatura de Línguas Estrangeiras Aplicadas.