“Maluco Beleza” de Rui Unas faz sucesso no YouTube

Rui Unas criou o podcast “Maluco Beleza” em 2012, pelo qual já passaram figuras públicas como Salvador Martinha e Marisa Liz. As entrevistas informais podem ser visualizadas no canal de YouTube do humorista.


Rui Unas no estúdio do "Maluco Beleza".
Rui Unas grava as conversas “Maluco Beleza” num estúdio no Dafundo, em Lisboa (© Rui Unas).

Rui Unas, conhecido como apresentador de televisão, humorista e ator, criou em 2012 um projeto pessoal online que batizou de “Maluco Beleza”  . O nome foi inspirado numa canção do artista brasileiro Raul Seixas e serve de mote ao projeto. Neste, as várias figuras públicas são entrevistadas num ambiente de liberdade, onde podem partilhar a sua “loucura”, mas também a sua “beleza”. Começando por ser um podcast (em áudio), evoluiu para formato audiovisual em 2015, podendo desde então ser acompanhado no canal de YouTube do humorista.

A novidade de “Maluco Beleza” consiste no facto de a entrevista ser livremente dirigida, tanto nos temas a abordar, como no próprio tempo da conversa, o que não acontece em televisão. Destaca-se igualmente o seu ambiente informal, descontraído e irreverente. Todas as conversas são iniciadas com uma  “Promo a sério“, um jogo do sério entre entrevistador e entrevistado. Depois, Unas vai partilhando no YouTube a restante conversa divida  em quatro partes.

O novo projeto de sucesso de Rui Unas designa-se de "Maluco Beleza".
“Maluco Beleza” é um projeto de sucesso de Rui Unas que pode ser visualizado no YouTube (© Rui Unas).

Este podcast, considerado como programa de Web TV permite-nos compreender a importância cada vez maior do YouTube em relação  à televisão. De acordo com Rui Unas o YouTube assume-se como uma plataforma alternativa à televisão, sendo que “o que parece mais extraordinário é o YouTube servir de alimento à televisão quer na informação, quer no entretimento”. Rui Unas salienta ainda a importância que, online, tem a interação com o público.

Mas será que é possível sustentar este projeto apenas com os rendimentos ganhos através do YouTube? De acordo com Rui Unas, não, dado “que tem uma estrutura técnica e pessoal que é dispendiosa” e o conteúdo que apresenta “não consegue ser tão apelativo para o público principal do YouTube (os adolescentes), como por exemplo o gaming”. Assim, para sustentar o seu podcast, Unas recorreu a uma plataforma de crowdfunding, o Patreon. Os patronos têm acesso, a partir de $1 por mês, a conteúdos exclusivos. Atualmente, o “Maluco Beleza” conta com 1.130 patronos. Porém, no canal de YouTube Rui Unas contabiliza mais de 252 mil subscritores.

Semanalmente Rui Unas convida uma figura pública.
Rui Unas convida semanalmente uma figura pública para conversar num ambiente descontraído (© Rui Unas).

Será este projeto pioneiro que vai revolucionar o tipo de conteúdos que as pessoas consomem e/ou produzem no YouTube, abrindo caminho para que esta plataforma se afirme cada vez mais em relação aos media tradicionais? O certo é que este tipo de projetos tem ainda muito espaço para crescer, pelo que esperemos que o podcast de Rui Unas sirva de inspiração a outros “malucos beleza”.

Se quiser acompanhar o projeto “Maluco Beleza” poderá fazê-lo através:


Conteúdo produzido por Ana Inês, Angelo De Francesco, Catarina Hermenegildo e Diogo Franco, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital, da licenciatura de Línguas Estrangeiras Aplicadas.