Influencer e blogger já é uma profissão? Sabias que existem pessoas que gerem estes novos profissionais? Nunca te questionaste como é que tantas marcas os patrocinam? Com o objetivo de explorar este assunto, a tua redação conversou com uma profissional da área, Alexandra Pinto, Project Manager na empresa Blog Agency.
A Blog Agency é uma agência de marketing de influência, sediada em Lisboa, que trabalha com grandes nomes do digital, tal como Carolina Deslandes e o seu blog “A vida toda”, Cláudio Ramos e o seu blog “Eu, Cláudio”, vencedor do prémio na categoria de entretenimento nos Blogs do Ano 2018, e também com social influencers, como Carolina Patrocínio.
Alexandra Pinto nunca tinha trabalhado antes com influencers ou bloggers quando aceitou o desafio da empresa Blog Agency, há cerca de 3 anos. Afirma que não se arrepende de ter trocado os meios de comunicação tradicionais (imprensa escrita), onde trabalhava anteriormente, pelo meio digital, pois o seu trabalho é motivador, nada monótono e aprende algo novo todos os dias.
“A minha função é contactar marcas/anunciantes que queiram ativar nas plataformas digitais dos nossos influencers e coordenar a ativação desde o briefing até a entrega do report da campanha”.
Alexandra Pinto
A Project Manager diz que a sua profissão só é considerada nova porque se trata de ativar as plataformas digitais, como blogs, redes sociais ou YouTube, pois a profissão já existia nos meios tradicionais. Por outro lado, ser influencer ou blogger é uma profissão nova, pois agora existem pessoas que optam por se dedicar exclusivamente à gestão das suas plataformas digitais, dado as inúmeras solicitações que recebem.
Estas solicitações devem-se em grande parte ao número de seguidores que estes novos profissionais têm nas suas redes sociais e também à forma como conseguem comunicar com o seu público. Para Alexandra Pinto, um dos maiores segredos para o sucesso nesta área é a autenticidade.
Mas o digital não são só benesses, um dos maiores desafios é ativar marcas que façam parte do quotidiano do influencer, para que os seguidores não sintam que é forçado, mas sim que se identifiquem. Desta forma, o próprio influencer deve identificar-se com a marca quando aceita ser patrocinado por ela.
“A opção passa também por comunicarem de forma regular a mesma marca e não one shot. A linha editorial ou conteúdo deverá ser outra forma de fazer a diferença. Seja na moda, lifestyle, beleza ou outro, terá que se acrescentar algo de novo, diferenciador.”
Alexandra Pinto
Alexandra Pinto acredita que daqui a uns anos irá existir uma seleção dos inúmeros influencers e bloggers de hoje e que apenas aqueles que se marcam pela diferença vão permanecer no spotlight do mundo digital.
Fotografia de capa licenciada por CC0 Creative Commons.
Conteúdo produzido por André Zeferino, Carolina Pinto, Maria Gaspar, Maria Madalena Landum e Mariana Veloso, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.