Monte do Almo: residência sustentável

on
No Alentejo, Diana e Igor construíram em Estremoz, um refúgio sustentável que teve início na pandemia em Estremoz e transformou-se num turismo convencional. A estadia promove práticas eco amigáveis e sustentáveis, onde a natureza interliga-se aos hábitos saudáveis.

Duas mãos a pegarem no planeta Terra e numa árvore na qual tem presente um veado
Se todos nós ajudarmos a salvaguardar o planeta Terra iremos ter viver num mundo agradável. ©from pixabay geralt

Atualmente, uma das maiores preocupações no mundo é a preservação do planeta Terra pelo facto de ser cada vez mais recorrente a ocorrência de cheias, incêndios, sismos que já destruiu diversos espaços verdes, habitats dos animais, as casas de vários indivíduos. Tendo em conta todos estes problemas, têm se vindo a desenvolver várias áreas centradas na proteção da vida na terra sendo que uma delas é a sustentabilidade.

Um dos seus maiores focos é promover práticas sustentáveis nas empresas e um dos exemplos é Monte do Almo, uma estadia situada no Alentejo no qual os hóspedes são incentivados a explorar o meio ambiente e a realizarem práticas sustentáveis, tal como a reciclagem, uso de produtos naturais entre outras.  

Planta agarrada por duas mãos
A planta é um ser vivo presente na terra que permite ao ser humano uma boa qualidade de vida. Sendo um elemento essencial que precisa de ser protegido. © from pixabay by anncapictures

A sustentabilidade é conhecida como habilidade de satisfazer as necessidades dos indivíduos no presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. Assim, o grande objetivo da sustentabilidade é criar um equilíbrio entre o desenvolvimento económico, social e ambiental permitindo a a preservação dos recursos naturais e a promoção da equidade social. Além disso, a ideia central é agir de maneira responsável de modo que possa garantir um futuro sustentável para todos. Para a sustentabilidade se manter ativa existem três princípios conhecido como o “Tripé da sustentabilidade” que são: o princípio social, o princípio ambiental e o princípio económico. Estes princípios são essenciais para realizar decisões relacionadas com a gestão organizacional, a execução de um modelo de negócio levando que os três elementos sustentáveis ajudem a construir uma empresa com sucesso e lucrativa.

Na realidade, o desenvolvimento sustentável atua em várias áreas e uma delas é a sustentabilidade empresarial. A sustentabilidade empresarial resultou do aparecimento de novo requisitos legais que implicam custos financeiros e a consciencialização da preservação do ambiente. Assim, a sustentabilidade empresarial consiste na habilidade de uma empresa desenvolver a sua atividade e criar valor a longo prazo e ao mesmo tempo conseguir benefícios sociais e ambientais.

Ao final da tarde, no meio do Alentejo temos uma vinha..
Em Estremoz podemos encontramos as vinha mais bonitas e saborosa de Portugal e do mundo. © from pixaby by joaoluismf

A aposta na sustentabilidade empresarial é cada vez mais frequente e um dos grandes exemplos localiza-se em Estremoz e designa-se de Monte de Almo. Projeto criado num canto tranquilo do Alentejo durante a pandemia do covid – 19 que tinha como intuito receber pessoas na casa de Diana e Igor, fundadores deste projeto, para que as pessoas pudessem fazer turismo no seu próprio país, pois não se podia viajar para locais fora de residência das pessoas. Apesar de no início ser este o objetivo a experiência foi tão boa que acabaram por fazer daquele projeto a sua vida. Atualmente, o Monte do almo acolhe em casa indivíduos que desejam experienciar uma vida caracterizada por ser compassiva e rural, ou seja, passam os seus dias no meio do Alentejo com natureza à sua volta, respiram ar puro e procuram relaxar. Além disso, os gerentes têm a preocupação de promover a sustentabilidade no seu negócio e isso deve-se ao facto de durante 6 meses terem viajado por vários locais ligados à natureza e a casa estar associada à macro viagens , mas também à biosphere reponsible tourism. Ao realizarem práticas como privilegiar produtos locais, orgânicos e nacionais; a rejeitar a realização de práticas que envolvam a exploração animal; a filtragem da água; recorrerem a alternativas naturais aos medicamentos que são utilizados regularmente e o uso de energias renováveis através da integração de painéis solares destaca compromisso ético e sustentável que querem assumir no Monte de Almo. Para além deste compromisso, conseguem sensibilizar os seus hóspedes a possuírem práticas que tenham uma abordagem sustentável e responsável relativamente ao meio ambiente.

Ovelha feliz no meio do campo e do rebanho
Ovelha feliz no meio do campo e do rebanho que ajuda-nos a compreender a importância de defender os direitos dos animais para que possam alcançar a felicidade. © from pixabay by 12019

Em suma, o Monte do Almo não é simplesmente uma estadia, mas sim um refúgio no qual os visitantes conseguem reconstruir uma ligação entre eles próprios e a natureza. Além do mais, a casa situada no Alentejo convida os indivíduos a viverem uma experiência transformadora ao aproveitarem para descansar e terem hábitos mais saudáveis e sustentáveis enquanto lá permanecem, tal como o uso de toalhas de banho biodegradáveis, uso de alimentos naturais que não provém da exploração de animais entre outras práticas. Tendo tudo isto em conta, também conseguimos entender o quão a sustentabilidade está presente nesta estadia.


Conteúdo produzido por Inês Teles no âmbito da disciplina de comunicação digital da licenciatura de comunicação social e cultural na Universidade Católica Portuguesa.

Foto da capa: ©Monte do Almo