Photo Ark: Exposição da National Geographic em Lisboa

on

Lisboa recebe agora a exposição da National Geographic mais visitada em todo o mundoPhoto Ark.  Se é daqueles que adora o mundo animal e todas as suas características singulares, então esta exibição é para si. O projeto Photo Ark conta já com mais de 14 anos e 9 mil espécies fotografadas. Até dia 5 de maio, na Cordoaria Nacional, pode visitar aquele que é considerado o portefólio animal à escala planetária.


This slideshow requires JavaScript.

 

Tal como o próprio nome indica, trata-se de uma “Arca de Noé” fotográfica. O fotógrafo, Joel Sartore, quis apelar à conservação da biodiversidade, através de imagens magníficas e, acima de tudo reais que, foi recolhendo ao longo de vinte cinco anos, em diversos países do mundo e que nos revelam mais de 8000 espécies, algumas das quais estarão em breve extintas. Para isso, as mais de 100 fotografias apresentam fundos brancos e negros para não haver distrações. Os protagonistas são animais como o Murucututu, o Grou-Americano, passando ainda pela Toupeira-de-Água e o Arlequim-Martelo. Aqui, nenhum é esquecido.

A intenção da exibição inédita em Portugal era simples, mas levá-la da teoria à prática foi grande desafio de Sartore: “Como posso levar as pessoas a preocuparem-se com o facto de podermos perder metade de todas as espécies do mundo até final do século?”. As fotografias espelham a inquietude e vulnerabilidade destes animais que, a qualquer momento podem desaparecer. E se fosse consigo?

Fotografia de capa, da obra de Joel Sartore por Joana Almeida.


Conteúdo produzido por Carolina Esteves, Faride Ricardo, Joana Almeida, Miguel Carrapatoso e Miguel Vieira, no âmbito da disciplia de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.